Beijing, 28 fev – O principal planejador econômico da China anunciou nesta segunda-feira a estocagem de carne suína, a carne básica do país, para reabastecer as reservas estatais, já que o índice que acompanha os preços da carne de porco ficou abaixo do nível de alerta.
O índice, a média nacional dos preços da carne suína em relação aos preços dos grãos, ficou em 4,98 a 1 entre 21 e 25 de fevereiro, ficando abaixo do nível de alerta de 5 a 1, informou a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.
De acordo com um plano de trabalho para estabilizar o mercado de carne suína, a China adotou um sistema de alerta antecipado em três níveis para enfrentar as altas e baixas excessivas nos preços de suínos.
A comissão disse que trabalhará com as autoridades relevantes para iniciar imediatamente o processo de estocagem para reservas estatais e orientar os governos locais na compra de carne suína.
O processo de estocagem já começou em regiões de nível provincial, incluindo Beijing, Jiangxi, Hubei e Chongqing. Outras áreas iniciarão esse trabalho em breve, de acordo com a comissão.
As fazendas de gado e famílias são aconselhadas a tomarem decisões racionais para a produção e operação, para manter a estabilidade da capacidade produtiva de suínos.