Beijing, 22 mar (Xinhua) — O Ministério dos Recursos Hídricos anunciou nesta segunda-feira que a eficiência da utilização da água na China atingiu a média global após anos de progresso.
O consumo da água por 10 mil yuans (US$ 1.533) do PIB e a utilização hídrica por 10 mil yuans do valor agregado industrial foi de 60,8 e 38,4 metros cúbicos, respectivamente, em 2019, 24% e 28% menos que em 2015, mostraram os dados da pasta.
Já o coeficiente de utilização efetiva da irrigação de terras agrícolas aumentou de 0,536 em 2015 para 0,559 em 2019.
“Os três principais índices de economia de água da China atingiram a meta de 2020 definida pela campanha nacional para a poupança de água. A eficiência da utilização da água na China, como um todo, atingiu o nível médio global”, disse Xu Wenhai, diretor do Departamento Nacional de Conservação de Água do ministério.
Os dados da pasta também indicam que o consumo total de água na China permanece no geral estável, mesmo com o desenvolvimento acelerado do país.
“Apesar do progresso acentuado na conservação hídrica, ainda há questões pendentes como a preservação insuficiente, desequilibrada e insustentável da água”, disse Xu, observando que existe um amplo espaço para melhorias em termos de economia da água.