Beijing, 31 jan – O presidente chinês, Xi Jinping, trocou na segunda-feira felicitações com o presidente maltês, George Vella, pelo 50º aniversário do estabelecimento dos laços diplomáticos China-Malta.
Em sua mensagem, Xi apontou que ao longo do último meio século, independentemente das mudanças na situação internacional, a China e Malta sempre desfrutaram de uma coexistência amigável e ajudaram uma à outra, e apoiaram-se firmemente em questões relativas aos respectivos interesses essenciais e grandes preocupações.
Agora, os dois países ostentam uma relação cada vez mais próxima e realizam uma luta conjunta eficaz contra a pandemia de COVID-19, o que demonstra plenamente o profundo vínculo entre os povos chinês e maltês, disse Xi.
Xi disse que está pronto para trabalhar com Vella para aproveitar o 50º aniversário como uma oportunidade para aprofundar a amizade tradicional, expandir a cooperação bilateral e multilateral e pressionar por mais resultados nas relações China-Malta em benefício das duas nações.
Por sua vez, Vella disse que nos últimos 50 anos as relações Malta-China têm se desenvolvido em alto nível o tempo todo e deram resultados frutíferos, trazendo benefícios para as pessoas de ambos os países.
Malta continuará apoiando a União Europeia (UE) a fortalecer a cooperação com a China e injetar nova vitalidade nas relações tradicionais amistosas entre os dois países, disse ele.
No mesmo dia, o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, também trocou mensagens de congratulações com seu homólogo maltês, Robert Abela.
Li disse que a China está pronta para trabalhar com Malta para aproveitar o 50º aniversário como um novo ponto de partida para consolidar a confiança política mútua, aprofundar a cooperação de benefício mútuo e melhorar o intercâmbio entre pessoas, a fim de elevar as relações bilaterais para novos níveis.
Por sua vez, Abela disse que Malta continuará a desempenhar um papel construtivo na UE, comprometendo-se a manter a estabilidade, promover a cooperação e lutar por progressos substanciais e maior desenvolvimento das relações amigáveis Malta-China.