Beijing – Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, pediu nesta terça-feira aos Estados Unidos que ofereçam desculpas e compensações às vítimas de experimentos secretos.
Ele fez as observações em uma coletiva de imprensa diária quando foi pedido a comentar um documentário da Rádio Dinamarquesa, que expôs os experimentos secretos em corpos humanos praticados em 311 crianças dinamarquesas na década de 1960, supostamente financiados pela Agência Central de Inteligência (CIA) dos EUA.
As violações dos direitos humanos pela CIA em todo o mundo não são novidade, mas ainda é chocante saber que eles até tinham como alvo crianças, disse Zhao.
Zhao também mencionou um projeto de controle da mente da CIA realizado em todo o mundo entre as décadas de 1950 e 1970, também exposto no documentário. Ele acrescentou que os seres humanos sofreram sequelas vitalícias, incluindo distúrbios psicológicos e amnésia, ou caíram em um estado vegetativo.
O governo dos EUA vem falando sobre “direitos humanos” e “democracia”, mas não pratica o que prega. Zhao acrescentou que o governo dos EUA deve oferecer desculpas e compensações às vítimas e assumir sua devida responsabilidade.