Beijing, 11 jan – O vice-presidente chinês, Wang Qishan, disse na segunda-feira que promover intercâmbios e aprendizado mútuo entre as civilizações é uma tarefa importante para alcançar a paz e o desenvolvimento mundiais, bem como uma vida melhor para as pessoas.
Wang fez as declarações ao fazer um discurso via videoconferência na cerimônia de abertura do 2º Diálogo sobre Intercâmbios e Aprendizado Mútuo entre Civilizações.
“Precisamos aprofundar a compreensão de nossa própria civilização e de outras civilizações, encontrar a chave para as trocas inter-civilizações a partir da perspectiva de toda a humanidade, ganhar confiança na história, cultura e filosofia e chegar a um consenso sobre a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para humanidade”, disse ele.
Com uma história de mais de 5.000 anos, a nação chinesa criou uma cultura esplêndida, que dá uma importante contribuição para o progresso da civilização humana, observou Wang.
Wang disse que o Partido Comunista da China, liderando o povo chinês na defesa e desenvolvimento do socialismo com características chinesas, criou um novo modelo para o avanço humano.
A China continuará a fortalecer a solidariedade e a coordenação com outros países para reunir forças para o avanço da civilização e criar conjuntamente um futuro melhor, disse Wang.
“Estamos dispostos a compartilhar a oportunidade de desenvolvimento com o mundo, acelerar a implementação da Iniciativa de Desenvolvimento Global e aprofundar a cooperação do Cinturão e Rota”, disse ele.
“Alcançar a democracia e a liberdade é a missão compartilhada por toda a humanidade, e as ricas civilizações políticas não devem ser medidas por apenas um critério”, disse Wang.
Wang disse que a China está disposta a trabalhar com todas as partes para explorar novos caminhos para o desenvolvimento e progresso da democracia humana, com base no respeito mútuo, confiança mútua e aprendizado mútuo.