Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

China e EUA estabelecerão grupo de trabalho conjunto sobre mudanças climáticas

Anchorage, Estados Unidos, 19 mar (Xinhua) — China e Estados Unidos decidiram estabelecer um grupo de trabalho conjunto sobre mudanças climáticas, anunciou a delegação chinesa durante o diálogo estratégico de alto nível entre os dois países nesta sexta-feira.

Tanto a China quanto os Estados Unidos estão empenhados em aprimorar a comunicação e a cooperação neste campo, segundo a delegação.

Os dois lados também concordaram que, com base no espírito da conversa telefônica entre os dois chefes de estado em 11 de fevereiro, manterão o diálogo e a comunicação, conduzirão uma cooperação mutuamente benéfica, evitarão mal-entendidos e erros de julgamento, bem como conflitos e confrontos, de modo a promover um desenvolvimento sólido e estável das relações bilaterais.

Ambos os lados compartilham a esperança de continuar esse tipo de comunicação estratégica de alto nível, observou a delegação chinesa.

No diálogo de dois dias na cidade de Anchorage, no Alasca, que terminou nesta sexta-feira, os Estados Unidos reiteraram sua adesão ao princípio de Uma Só China na questão de Taiwan, de acordo com os oficiais chineses.

Os dois lados discutiram arranjos recíprocos para a vacinação contra a COVID-19 dos seus diplomatas e funcionários consulares.

A delegação chinesa também revelou que as duas partes manterão conversações para facilitar as atividades das missões e dos estafes diplomáticos e consulares respectivos, bem como sobre questões relacionadas aos profissionais de mídia, no espírito de reciprocidade e benefício mútuo.

Os dois lados também discutiram o ajuste das políticas de viagens e vistos de acordo com a situação epidêmica e a promoção gradual da normalização do intercâmbio de pessoal entre a China e os Estados Unidos.

Também no diálogo, os representantes discutiram uma série de tópicos, incluindo economia e comércio, forças armadas, aplicação da lei, cultura e interações entre pessoas, saúde, cibersegurança, mudança climática, questão nuclear iraniana, Afeganistão, questão da Península Coreana e Mianmar, revelou a delegação chinesa, acrescentando que os dois países concordaram em manter e melhorar a comunicação e coordenação sobre esses assuntos.

China e EUA melhorarão a coordenação e as consultas em mecanismos multilaterais como o Grupo dos 20 e a Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, acrescentou a delegação.

Yang Jiechi, membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e diretor do Escritório da Comissão de Assuntos Exteriores do Comitê Central do PCC, e o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, concedem entrevista após diálogo estratégico de alto nível com os Estados Unidos na cidade de Anchorage, no Alasca, em 19 de março de 2021. (Xinhua/Liu Jie)

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo