Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

China avançará reformas na alocação de fatores de produção com base no mercado

Beijing, 7 jan – A China intensificará as reformas da alocação de fatores de produção com base no mercado em meio aos esforços para construir um sistema de mercado de alto padrão, de acordo com um plano divulgado pelo Gabinete Geral do Conselho de Estado.

Serão feitos esforços para alavancar plenamente o papel decisivo do mercado na alocação de recursos e dar melhor desempenho ao papel do governo, diz o plano, acrescentando que os obstáculos institucionais que impedem o livre fluxo de fatores serão erradicados.

A China promoverá a alocação de fatores de produção com base no mercado, incluindo terra, trabalho e capital, ao mesmo tempo em que acelera o desenvolvimento do mercado de tecnologia e fatores de dados.

O país apoiará autoridades locais qualificadas para explorar caminhos de reforma que possam ser replicados e promovidos pelo país, disse.

O país avançará com programas-piloto para reformas de alocação baseada no mercado de fatores de produção em aglomerações urbanas, áreas metropolitanas e cidades-chave com necessidades urgentes de reforma, base sólida e potencial de desenvolvimento, observou.

Enquanto isso, o número e a cobertura dos programas-piloto devem ser controlados, acrescentou.

Até ao primeiro semestre de 2022, serão concluídos os trabalhos relativos ao layout das áreas-piloto e será submetido à aprovação o desenho do plano de implementação, afirmou.

O progresso em fases será alcançado no avanço dos programas-piloto e avanços significativos na alocação baseada no mercado dos principais fatores de produção são esperados até 2023, observou, acrescentando que a tarefa de fazer avançar os programas-piloto será basicamente concluída até 2025.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo