Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

China continua sendo o maior parceiro comercial da UE em janeiro, diz Eurostat

Bruxelas, 18 mar (Xinhua) — A China manteve sua posição como o maior parceiro comercial da União Europeia (UE) em janeiro, de acordo com dados publicados pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da UE, na quinta-feira.

No primeiro mês de 2021, a UE exportou bens no valor de 16,1 bilhões de euros (US$ 19,2 bilhões) para a China, um aumento de 6,6% ano a ano, enquanto as importações da China diminuíram 3,8% para 33,3 bilhões de euros.

Desde julho de 2020, a China tem sido o maior parceiro comercial do bloco, posição anteriormente ocupada pelos EUA, de acordo com o órgão de estatística da UE.

Um total de mercadorias no valor de 28,2 bilhões de euros foi exportado da UE para os EUA em janeiro, queda de 9,6% que no mesmo período do ano passado. Mais notavelmente, as importações de bens dos EUA diminuíram 26,3% em relação ao ano anterior, de acordo com o Eurostat.

A Grã-Bretanha, o ex-membro da UE, registrou uma queda notável no comércio com a UE em janeiro depois que o comércio de mercadorias entre eles está sujeito à alfândega devido a saída do bloco.

De acordo com o Eurostat, as exportações e importações da UE para a Grã-Bretanha em janeiro caíram 27,4% e 59,5%, respectivamente. No entanto, a Grã-Bretanha continuou sendo o terceiro maior parceiro comercial da UE, atrás da China e dos EUA.

A UE registrou um superávit de 8,4 bilhões de euros no comércio de bens com o resto do mundo em janeiro, embora as exportações e as importações tenham caído 10,8% e 16,9% em relação ao ano passado, respectivamente. (1 euro = 1,19 dólares americanos)

Foto de arquivo tirada em 17 de maio de 2018 mostra uma doca de contêineres do porto de Yangshan em Shanghai, no leste da China. (Xinhua/Fang Zhe)

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo