Jinan — O serviço de trem de carga China-Laos que liga a Província de Shandong, no leste da China, ao Laos, entrou em operação nesta quinta-feira, anunciaram as autoridades locais.
O primeiro trem de saída partiu da Área de Demonstração de Cooperação Econômica e Comercial Local China-SCO (SCODA) na cidade portuária de Qingdao, em Shandong, na quinta-feira. É o primeiro trem de carga internacional da província em direção ao Laos depois que a ferrovia China-Laos começou a operar no início deste mês.
Transportando 50 contêineres com mercadorias no valor de cerca de US$ 1,18 milhão, o trem sairá do porto de Mohan, na Província de Yunnan, no sudoeste da China e deve chegar em Vientiane, capital do Laos, em cerca de uma semana.
A nova rota é a segunda da SCODA ligando a província ao sudeste da Ásia, seguindo a rota de Shandong à capital do Vietnã, Hanói.
Até o momento, a área de demonstração tem 15 rotas internacionais de trem de carga em operação. Durante os primeiros 11 meses de 2021, passaram pela SCODA 524 trens de carga China-Europa, um aumento anual de 45,6%.