Beijing, 18 mar (Xinhua) — A confiança dos investidores estrangeiros nas perspectivas da China continua aumentando, pois a economia mantém um ímpeto de crescimento restaurativo, o que elevou a entrada de investimento nos primeiros dois meses deste ano, disse na quinta-feira Gao Feng, porta-voz do Ministério do Comércio.
Em particular, o investimento estrangeiro nas indústria de alta tecnologia registrou um crescimento notável, pois a China acelera sua construção de um novo paradigma do desenvolvimento, disse Gao. O novo paradigma do desenvolvimento refere-se à “dupla circulação”, em que os mercados nacionais e estrangeiros reforçam um ao outro, com o mercado nacional como o principal suporte.
Gao disse que as indústrias duramente afetadas pela epidemia da COVID-19 no ano passado, incluindo os setores de hotel e catering assim como comércio atacadista e varejista, registraram uma recuperação rápida.
O investimento direto estrangeiro (IDE) na parte continental da China, em uso real, expandiu-se 31,5% em termos anuais para 176,76 bilhões de yuans nos primeiros dois meses, mostraram os dados divulgados anteriormente pela pasta.
Em termos de dólar americano, a entrada de IDE registrou um aumento anual de 34,2% para US$ 26,07 bilhões.
O investimento estrangeiro na indústria de serviços ficou em 141,74 bilhões de yuans durante o período, uma subida anual de 48,7%.
O IDE na parte continental da China, em uso real, expandiu-se 6,2% ano a ano para um recorde de 999,98 bilhões de yuans em 2020, segundo os dados anteriores.