Beijing — Pesquisadores chineses desenvolveram um novo tipo de filme de nanocompósito de poliimida de dupla camada, que pode ser aplicado nas superfícies externas de naves espaciais.
Filmes compostos de poliimida são amplamente usados para proteger as naves espaciais de condições adversas na órbita baixa da Terra, devido ao seu notável desempenho em propriedades mecânicas, estabilidade térmica e resistência química. No entanto, o material é muito vulnerável ao oxigênio atômico no ambiente espacial, resultando em um declínio acentuado nas propriedades físicas e mecânicas.
Os pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia da China geraram um novo filme nanocompósito baseado em poliimida com propriedades mecânicas muito aprimoradas e resistência ao oxigênio atômico, integrando nanofolhas de mica com poliimida em uma estrutura inspirada em nácar de camada dupla única com uma densidade muito maior, de acordo com seu artigo de pesquisa recente publicado na revista Advanced Materials.
O filme nanocompósito pode resistir ao oxigênio atômico, ultravioleta e destroços espaciais, observou o artigo da pesquisa. O desempenho deste material é superior ao de poliimida pura, poliimida-mica de camada única, e outros filmes compostos anteriormente relatados à base de poliimida.