Salvador, Brasil — A filial brasileira da Agência de Notícias Xinhua e o jornal brasileiro A Tarde realizaram nesta quarta-feira (24), na cidade de Salvador, a cerimônia de assinatura de um acordo de cooperação entre os dois veículos.
O evento contou com a participação da cônsul-geral da China no Rio de Janeiro, Tian Min, do presidente do Grupo A TARDE, João de Mello Leitão, e do diretor da Agência Xinhua – sede dos serviços em português no Rio de Janeiro, Chen Weihua.
Em seu discurso, Tian Min parabenizou a Agência de Notícias Xinhua e o jornal A Tarde por este importante passo em direção à cooperação e intercâmbio entre as mídias da China e do Brasil.
A Agência Xinhua completou recentemente o 90º aniversário de sua fundação, registrando mais de 200 sucursais na China e no exterior, além de fornecer notícias em 15 idiomas, explicou a cônsul. Sua sucursal no Brasil é há décadas uma ponte para o fortalecimento do conhecimento e amizade entre chineses e brasileiros, afirmou Tian.
“Já o jornal A Tarde”, prosseguiu ela, “é um dos principais veículos de imprensa do Brasil, trazendo a um grande público notícias atuais sobre política, economia, sociedade, cultura, ciência e tecnologia”. Tian Min também elogiou o potencial de desenvolvimento do A Tarde, lembrando que o jornal registrou o maior crescimento em número de leitores no ano passado.
Por fim, a cônsul-geral compartilhou sugestões para o fortalecimento da cooperação entre veículos de comunicação: inovar e aprimorar as formas de cooperação, expandindo a cobertura e promovendo a integração de seus negócios; aumentar a eficácia da comunicação com auxílio da internet e da digitalização; e focar na cooperação pragmática, registrando os intercâmbios amigáveis entre os dois países.
O presidente do grupo A TARDE, João de Mello Leitão, dividiu com os presentes um pouco da história centenária do veículo na comunicação brasileira, afirmando que o grupo há cem anos produz reportagens de qualidade sobre a Bahia e o Brasil.
Leitão também comentou sobre a relevante comunidade chinesa na Bahia, que vem contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.
Nos últimos anos, empresas chinesas fizeram importantes investimentos no estado. O povo baiano tem prestado atenção à China. A cooperação com a Agência Xinhua fortalecerá ainda mais a cobertura da China e espera-se que a Xinhua possa apresentar o estado da Bahia aos muitos cidadãos chineses, segundo Leitão.
O diretor da Agência de Notícias Xinhua no Brasil, Chen Weihua, apontou que a agência chinesa possui uma ampla cooperação com meios de comunicação de todo o mundo, mantendo mais de 5.500 acordos firmados em diferentes áreas de comunicações.
“O Brasil é um importante parceiro estratégico para a China. Pretendemos sempre fazer uma cobertura cada vez melhor a respeito do que acontece no território brasileiro a fim de deixar nossos leitores bem informados sobre este país, apresentando inclusive o incremento das relações sino-brasileiras”, afirmou Chen.