Hong Kong — As mudanças regionais no Oriente Médio criaram uma abertura para a tão necessária cooperação em vez do confronto entre a China e os Estados Unidos, de acordo com um recente artigo de opinião publicado pelo jornal South China Morning Post (SCMP).
Com a retomada das negociações nucleares iranianas, o Oriente Médio se encontra em uma conjuntura diplomática crítica, afirma o artigo.
“Significativamente, um ambiente menos hostil no Oriente Médio poderia ser útil para desativar as crescentes tensões na Ásia, ao mesmo tempo em que se revelaria fundamental para trazer o Irã de volta às negociações”, detalhou o SCMP.
Os interesses geoestratégicos compartilhados, como a não proliferação nuclear, a estabilidade econômica e a mudança climática, poderiam fazer do Oriente Médio um cenário de cooperação estratégica gerenciada diante de uma competição global mais ampla, disseram os autores.
“A cooperação multilateral permitiria que a China mantivesse sua notória neutralidade e, ao mesmo tempo, mostrasse uma capacidade de ser um agente de poder global de credibilidade”, indica o artigo.