Beijing — A produção diária de aço bruto da China em outubro de 2021 atingiu um recorde de baixa desde 2018, em meio à tentativa do país de reduzir as emissões de carbono e acelerar a transformação verde da indústria siderúrgica, de acordo com o Ministério da Indústria e Informatização (MII).
No mês passado, a produção de aço bruto da China caiu 23,3% em termos anuais, para 71,58 milhões de toneladas, registrando uma produção diária média de cerca de 2,31 milhões de toneladas, 6,1% menor mês a mês, mostraram dados divulgados pelo ministério.
Nos primeiros dez meses do ano, o país produziu 877 milhões de toneladas de aço bruto, uma queda de 0,7% em relação ao ano passado.
Os preços do aço na China tiveram uma queda acentuada recentemente por vários fatores, incluindo a queda dos preços dos combustíveis. Dados da Associação Chinesa de Ferro e Aço mostraram que os preços do aço caíram para o nível do início de março deste ano.
Em 2020, a produção de aço bruto da China subiu 5,2% ano a ano, superando 1,05 bilhão de toneladas. Como parte da transformação verde por sua indústria siderúrgica, grande consumidora de energia, o país prometeu reduzir a produção em 2021 ante o ano passado.