Beijing — O conceito de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade tornou-se uma bandeira que lidera a tendência dos tempos e o progresso humano, de acordo com uma resolução histórica divulgada nesta terça-feira.
A China trabalhou para salvaguardar o sistema internacional centrado nas Nações Unidas. O país defende e pratica o verdadeiro multilateralismo, se opõe resolutamente ao unilateralismo, protecionismo, hegemonismo e política de poder, diz a resolução sobre as grandes conquistas e experiências históricas do Partido Comunista da China (PCC) no último século.
Segundo a resolução, o país desempenhou um papel construtivo na solução política de questões críticas regionais e internacionais e foi uma força positiva em questões como mudanças climáticas, redução da pobreza, contraterrorismo, cibersegurança e segurança regional.
No combate à COVID-19, a China se engajou na cooperação internacional e lançou a maior operação humanitária de emergência global desde a fundação da República Popular da China, destaca o documento.
A nação avançou na diplomacia de um grande país com características chinesas em todas as frentes, acrescenta.
A resolução foi adotada na sexta sessão plenária do 19º Comitê Central do PCC realizada em Beijing de 8 a 11 de novembro.