Beijing — Faltando menos de 100 dias para a inauguração dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, o vice-premiê chinês Han Zheng pediu nesta quinta-feira que os organizadores tornem a prevenção e o controle da pandemia uma prioridade nos estágios finais da preparação.
Han, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez os comentários ao presidir uma reunião do grupo dirigente que supervisiona as preparações de Beijing 2022.
“O trabalho preparatório progrediu sem problemas e uma base sólida foi lançada para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno conforme programado”, disse Han.
“Devemos fortalecer nosso senso de responsabilidade, missão e urgência, priorizar a prevenção e controle da pandemia com preparações detalhadas para Jogos ‘simples, seguros e esplêndidos'”, acrescentou.
Han observou que um mecanismo de comando durante os Jogos foi lançado, pedindo uma cooperação estreita entre as partes interessadas para garantir o funcionamento eficiente dos Jogos.
Em outubro, uma série de competições internacionais aconteceram no Oval de Patinação de Velocidade Nacional, no Ginásio Capital no centro de Beijing e no Centro Nacional de Deslizamento em Yanqing para testar operações como fabricação de gelo, cronometragem e pontuação, contenção da COVID-19, segurança e transporte.
Em novembro haverá a competição da Copa do Mundo de luge seguida por eventos da Copa do Mundo de snowboard e freeski cross, com eventos da Copa Continental para saltos de esqui e eventos nórdicos combinados agendados para dezembro.
Han pediu aos organizadores de Beijing 2022 que realizem todas as competições-teste internacionais de acordo com os padrões olímpicos.
Ele também pediu aos atletas chineses que trabalhem duro para as próximas Olimpíadas de Inverno, reiterando a postura de “tolerância zero” da China em relação ao doping.
Os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022 serão realizados entre 4 e 20 de fevereiro, seguidos pelos Jogos Paraolímpicos de Inverno de 4 a 13 de março.
A capital chinesa deve se tornar a primeira cidade a sediar as edições de verão e inverno dos Jogos Olímpicos.