Beijing — A China irá aprimorar a aplicação da ciência e tecnologia na proteção de relíquias culturais durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025) do país, anunciou o Ministério da Ciência e Tecnologia.
Será lançado um plano sobre proteção e inovação científica e tecnológica para relíquias culturais. A China reforçará continuamente a pesquisa básica e interdisciplinar para aprofundar a compreensão da civilização e das relíquias culturais e melhorar o sistema teórico de proteção do patrimônio cultural, disse Wu Yuanbin, diretor-geral de ciência e tecnologia do ministério para o desenvolvimento social, em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira.
A China alcançará novos avanços em segurança e proteção de relíquias culturais, monitoramento e alerta precoce, descobertas arqueológicas e análise de resíduos, avaliação da estabilidade estrutural, resgate e proteção de relíquias culturais, informou Wu.
“O país tem feito bons progressos e realizações no estudo de relíquias culturais, incluindo análise de isótopos, de elementos vestigiais, resíduos orgânicos e pesquisa de DNA”, acrescentou.
A exibição de relíquias culturais na China será melhorada através de meios científicos e tecnológicos, afirmou Wu.