Beijing — Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), pediu nesta terça-feira aos profissionais científicos e tecnológicos do país que continuem se esforçando para construir a força chinesa em ciência e tecnologia.
Xi, também presidente chinês e presidente da Comissão Militar Central, fez os comentários ao visitar uma exposição das realizações da China em inovação científica e tecnológica durante o período do 13º Plano Quinquenal (2016-2020) em Beijing.
Xi observou que a China fez avanços científicos e tecnológicos significativos durante o período. Ao passo que o país embarca em uma nova jornada para construir um país socialista moderno em todos os aspectos, a inovação científica e tecnológica desempenhará um papel vital na promoção do desenvolvimento geral chinês, disse.
Xi pediu que os profissionais científicos e tecnológicos desenvolvam confiança, aproveitem as oportunidades e galguem novos patamares científicos e tecnológicos, de modo a ajudar a acelerar o desenvolvimento da ciência e da tecnologia rumo a uma maior autossuficiência e fortalecimento.
Ele os incentivou a darem maiores contribuições para que a China seja um país líder em ciência e tecnologia.
A exposição conta com mais de 1.500 equipamentos e modelos, entre eles estão a sonda lunar Chang’e-5, o explorador de Marte, o protótipo de computador quântico Jiuzhang e o submersível tripulado para mar profundo Fendouzhe.
Li Keqiang, Li Zhanshu, Wang Yang, Wang Huning, Zhao Leji e Han Zheng, que são membros do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC, e o vice-presidente Wang Qishan também visitaram a exposição.