Moscou — A Rússia não está errada por interromper o diálogo oficial com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) devido à sua agressividade, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, no domingo.
“A posição agressiva da OTAN nunca foi um segredo. Este é um bloco que foi criado contra nosso país. Nenhuma declaração de paz, nenhuma camuflagem dessa orientação agressiva pode esconder seu verdadeiro propósito”, disse Peskov a um programa de TV russo.
“Nada de terrível acontecerá se simplesmente abandonarmos essas relações tendo como pano de fundo o agravamento de sua agressividade e tais declarações de que sua principal tarefa é nos conter”, disse ele.
Comentando sobre a tentativa da Ucrânia de ingressar na OTAN, Peskov disse que é impossível para a Rússia evitá-la, mas Moscou fará todo o necessário para minimizar as consequências no caso da admissão da Ucrânia.
Na segunda-feira, Moscou anunciou que estava suspendendo sua Missão Permanente na OTAN, a Missão de Ligação Militar da OTAN e o Escritório de Informação da OTAN em Moscou, em retaliação pelas “ações hostis” da aliança, incluindo a expulsão de diplomatas russos no início deste mês.