Jinan — O presidente chinês, Xi Jinping, pediu nesta sexta-feira um progresso notável na proteção ecológica e no desenvolvimento de alta qualidade da bacia do rio Amarelo durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025).
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, fez os comentários durante um simpósio em Jinan, Província de Shandong, leste da China.
Xi pediu esforços incessantes para garantir que o rio Amarelo sempre beneficie a nação chinesa.
Apesar dos novos progressos, ainda existem grandes problemas e dificuldades em relação à conservação ecológica e ao desenvolvimento de alta qualidade da bacia, disse Xi.
Ele assinalou que as regiões de nível provincial ao longo do rio Amarelo devem se concentrar em colocar o meio ambiente em primeiro lugar e se comprometer com o desenvolvimento verde.
Pedindo uma atenção aos riscos de segurança hídrica e aos profundos impactos trazidos pela mudança climática, Xi disse que a capacidade de lidar com desastres deve ser melhorada para melhor proteger a vida das pessoas.
As autoridades locais foram instadas a colocar os interesses gerais acima de tudo quando lidam com questões importantes e ter em mente o objetivo de longo prazo para evitar a busca imprudente por recompensas rápidas, segundo Xi.
Ele também pediu um suprimento estável de carvão e eletricidade para garantir uma harmoniosa ordem econômica e social.
Xi enfatizou a implementação de importantes tarefas para promover a conservação ecológica e o desenvolvimento de alta qualidade da bacia do rio Amarelo durante o período do 14º Plano Quinquenal.
Deve-se acelerar os esforços para colocar em prática medidas preventivas contra desastres naturais, disse Xi, pedindo uma utilização meticulosa, assim como uma gestão rigorosa e cuidadosa dos recursos hídricos.
Deve-se fazer um melhor trabalho para controlar a erosão do solo e a desertificação nos cursos superior e médio do rio Amarelo, além de fortalecer a gestão ambiental coordenada das hidrovias dos cursos inferiores e da planície de inundação, indicou Xi, acrescentando que a biodiversidade no delta do rio deve ser aprimorada.
Ele também pediu a aceleração da criação de um novo padrão de proteção e utilização do espaço territorial nacional.
Xi apontou que o Comitê Central do PCC fez um plano abrangente para promover a proteção ecológica e o desenvolvimento de alta qualidade da bacia do rio Amarelo e a chave está na implementação com pensamento unificado. Ele incentivou as entidades de mercado e as forças sociais a participarem ativamente.
Algumas regiões da bacia do rio Amarelo sofreram raras inundações nos últimos meses, disse Xi, pedindo medidas eficazes na reconstrução pós-desastre e, em particular, fazer esforços para ajudar as pessoas necessitadas.
Participando do simpósio, o vice-premiê Han Zheng, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC, sublinhou a necessidade de estudar o discurso e as instruções de Xi, para garantir a implementação de todas as principais tarefas de proteção ecológica e desenvolvimento de alta qualidade da bacia do rio Amarelo.
Xi conduziu uma pesquisa de campo antes de convocar o simpósio. Na tarde de quarta-feira, ele inspecionou o estuário do rio Amarelo, onde disse que o progresso sólido na proteção do rio é uma tarefa importante da governança estatal.
Em uma reserva natural de nível nacional, Xi disse que a reserva natural do Delta do Rio Amarelo desempenha um papel fundamental na conservação ecológica. Ele incentivou a construção de um parque nacional do estuário do rio.
Ao visitar a Área de Demonstração Industrial Agrícola de Alta Tecnologia do Delta do Rio Amarelo na quinta-feira, Xi disse que o uso abrangente de solo salino-alcalino é de importância estratégica para a segurança alimentar nacional.
Visitando uma comunidade residencial de pessoas realocadas, Xi pediu coordenação no assentamento de realocação, desenvolvimento da indústria, emprego e fornecimento de instalações públicas e serviços comunitários.
Posteriormente, Xi visitou um instituto de pesquisa no campo petrolífero de Shengli. “Atender a demanda básica de petróleo e gás é uma tarefa importante para nós”, disse ele, acrescentando que a exploração deve ser intensificada para melhorar a capacidade de autossuficiência.
Recursos devem ser reunidos para alcançar avanços em tecnologias básicas e essenciais e promover um desenvolvimento e uso de energia mais limpo e eficiente, de acordo com Xi.
Ao visitar uma plataforma de perfuração no campo petrolífero de Shengli, Xi estendeu saudações sinceras aos trabalhadores, pois este ano marca o 60º aniversário da descoberta do campo petrolífero.
Xi também reconheceu totalmente o trabalho da província desde o 19º Congresso Nacional do PCC e pediu que Shandong melhore continuamente o padrão de vida das pessoas e promova a prosperidade comum.