Beijing, 13 mar (Xinhua) — A China aumentará de forma gradual, flexível e diferenciada a idade legal para reforma, disse um especialista em previdência social.
De acordo com o Esquema do 14º Plano Quinquenal (2021-2025) para o Desenvolvimento Econômico e Social Nacional e os Objetivos de Longo Prazo até o Ano de 2035, a China tomará pequenos passos para elevar a idade de aposentadoria. O país também implementará sua flexibilidade, adaptará políticas para diferentes grupos, considerará todos os fatores e fará planos gerais.
Dar pequenos passos significa que o país aumentará a idade de aposentadoria em alguns meses a cada ano e terminará a reforma em vários anos. Assim disse Jin Weigang, chefe do instituto de pesquisa previdenciária do Ministério dos Recursos Humanos e da Previdência Social, em uma entrevista à Xinhua.
As pessoas que se aproximam da idade de aposentadoria só terão que adiar a aposentadoria por vários meses, disse Jin. Ele acrescentou que os jovens podem ter que trabalhar mais alguns anos, mas terão um longo período de adaptação e transição.
A característica mais importante da reforma da idade de aposentadoria é permitir que as pessoas escolham quando se aposentarão de acordo com suas circunstâncias e condições, disse Jin.
Isto mostra a flexibilidade e a inclusão da reforma, disse Jin.
Atualmente, na China, a idade de aposentadoria para os homens é de 60 anos, enquanto para as mulheres é de 55 anos para os trabalhadores de escritório e 50 anos para os operários.
Estas diferenças permancerão em vigor para garantir a continuidade da política, disse Jin.
Jin disse que a reforma da idade para aposentadoria requer planejamento e coordenação gerais, uma vez que envolve muitas políticas e medidas de apoio.
A reforma também enfrenta desafios como a promoção do emprego e do empreendedorismo dos trabalhadores mais velhos através de meios mais direcionados e a oferta de mais subsídios da previdência social para aqueles que têm dificuldade em encontrar emprego e ajudá-los a se reempregar, disse Jin.