Beijing — Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), pediu um entendimento da tendência e da lei do desenvolvimento da economia digital e a promoção do desenvolvimento sólido da economia digital no país.
Xi fez as observações nesta segunda-feira ao presidir a uma sessão de estudo do Birô Político do Comitê Central do PCC.
Ele pediu que se leve em consideração a dinâmica nacional e internacional e as duas principais tarefas de desenvolvimento e segurança, para fortalecer e expandir a economia digital da China.
Desde o 18º Congresso Nacional do PCC, o Comitê Central do PCC tem dado grande atenção ao desenvolvimento econômico digital e implementou a estratégia nacional de desenvolvimento cibernético e a estratégia nacional de big data, disse Xi, observando que a economia digital da China registrou um crescimento relativamente rápido e fez realizações notáveis .
O desenvolvimento de uma economia digital é uma escolha estratégica para aproveitar as novas oportunidades na nova rodada de revolução científica e tecnológica, além da transformação industrial, pois pode ajudar a promover um novo paradigma de desenvolvimento, um sistema econômico moderno e novas forças competitivas nacionais, destacou Xi.
A China precisa trabalhar duro em tecnologias-chave e essenciais, alcançar autossuficiência e autoaperfeiçoamento de alto nível o mais rápido possível e manter firmemente a autonomia de desenvolvimento da economia digital em suas próprias mãos, assinalou Xi.
Xi enfatizou esforços adicionais na construção de uma infraestrutura de informação digital de alta velocidade, onipresente, inteligente e abrangente que integre o espaço e o solo, e a nuvem e a internet. Também deve ser verde, de baixo carbono, segura e controlável, observou ele, pedindo avanços significativos em softwares essenciais.
Devem ser feitos esforços para impulsionar o desenvolvimento integrado da economia digital e da economia real, disse Xi.
Pedindo por construção de um sistema de supervisão multidiversificado e tridimensional que cubra todas as direções, Xi sublinhou os esforços para corrigir e padronizar comportamentos e práticas que prejudicam os interesses das pessoas e impeçam a concorrência justa durante o desenvolvimento, e evitem monopólios de plataformas e expansão desordenada de capital.
Xi pediu esforços para melhorar o sistema de governança da economia digital, bem como as leis, regras e políticas relacionadas. Ele também exigiu uma maior participação na cooperação global na economia digital e no engajamento na agenda da economia digital definida por organizações internacionais, para contribuir com soluções chinesas e fazer a voz do país ser ouvida.