Beijing — A recuperação da economia industrial da China está caminhando com forte resiliência e impulso, declarou o Ministério da Indústria e Informatização nesta terça-feira.
Citando os dados da produção industrial publicados na segunda-feira, Luo Junjie, porta-voz do ministério, disse que eles mostraram que a taxa de crescimento dos principais indicadores econômicos ficou dentro de uma faixa razoável.
A produção industrial de valor agregado do país subiu 11,8% anualmente nos primeiros três trimestres deste ano, colocando a média de taxa de crescimento de janeiro a setembro nos últimos dois anos em 6,4%.
A produção do setor de manufatura de alta tecnologia aumentou 20,1% ano a ano nos primeiros nove meses de 2021, mais rápido do que o ritmo de crescimento da produção industrial geral.
O forte desempenho resultou de várias medidas adotadas para ajudar e beneficiar as empresas, disse Luo, acrescentando que a lucratividade das entidades de mercado melhorou e novos motores de crescimento econômico surgiram.
O porta-voz, no entanto, observou que o ambiente externo ainda é complicado e instável, com o aumento dos preços das commodities e a crise energética colocando mais pressão sobre a economia.
O país se esforçará para apoiar as pequenas e médias empresas, garantir a estabilidade das cadeias industriais e de abastecimento e sustentar a tendência positiva da economia, disse Luo.