Washington, 14 mar (Xinhua) — O número de mortos pela COVID-19 nos Estados Unidos deve chegar a 599 mil até 1º de julho, de acordo com um importante modelo atualizado da COVID-19.
A cifra representa 75 mil mortes adicionais de 8 de março até 1º de julho, segundo a nova previsão do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde (IHME) da Universidade de Washington.
O IHME estima que 87,2 mil vidas poderão ser salvas com as vacinas contra a COVID-19 até 1º de julho.
Espera-se que o número de infecções diárias se mantenha estável em mais de 125 mil por dia até o fim de março e que depois caia de maneira constante, indicou a projeção.
Em algum momento entre março e 1º de julho, 18 estados registrarão um estresse elevado ou extremo em relação aos leitos hospitalares, indicou o IHME.
Os casos e mortos diários da COVID-19 continuam caindo em todo o país, mas a transmissão está aumentando em 19 estados, segundo os dados do IHME.
Os especialistas advertiram que a transmissão poderia aumentar facilmente para freiar o efeito do aumento da vacinação se as pessoas relaxarem as medidas de proteção como o uso de máscaras e o distanciamento social.