Zhengzhou, 27 set – Um fóssil de crânio humano de 32 mil anos foi descoberto em uma caverna na Província de Henan, no centro da China, disseram as autoridades arqueológicas locais nesta segunda-feira.
A caverna está localizada na cidade de Guanyinsi, no distrito de Lushan. Pesquisas arqueológicas paleolíticas anteriores nesta área tinham descoberto fósseis humanos, fósseis de animais e ferramentas de pedra.
“Há duas cavernas no local, com uma de 9 metros de comprimento, 3 metros de largura e 3,9 metros de altura, cobrindo uma área de 30 metros quadrados”, disse o arqueólogo Zhao Qingpo, acrescentando que esta caverna é muito maior do que as anteriores descobertas na região.
Além de fósseis de dentes e de crânio, os arqueólogos também descobriram mais de 10.000 fragmentos de ossos de cavalos, cabras, ursos, veados, javalis e lobos, que têm cerca de 30 mil a 40 mil anos.
Também foram desenterrados no local instrumentos de pedra, incluindo lascas e raspadores.
Dois fósseis de crânio humano descobertos no local da caverna foram identificados como tendo 32 mil e 12 mil anos, respectivamente, através do método de datação por urânio. O de 32 mil anos é o mais antigo fóssil conhecido dos primeiros seres humanos modernos na província.
“As novas descobertas são de grande importância para o estudo da origem e desenvolvimento dos humanos modernos na China”, disse Liu Haiwang, presidente do Instituto Provincial do Patrimônio Cultural e Arqueologia de Henan.