Beijing – O presidente chinês, Xi Jinping, disse na terça-feira que a China fornecerá mais vacinas contra a COVID-19 ao mundo, bem como assistência internacional.
O país se esforçará para fornecer um total de 2 bilhões de doses de vacinas ao mundo até o final deste ano, disse Xi em sua declaração proferida por meio de vídeo no debate geral da 76ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Além de doar US$ 100 milhões para o COVAX, a China doará 100 milhões de doses adicionais de vacinas para outros países em desenvolvimento este ano, disse ele.
Xi enfatizou em muitas ocasiões a necessidade de tornar as vacinas um bem público global e garantir a disponibilidade e a acessibilidade das vacinas nos países em desenvolvimento.
Ele disse que a prioridade urgente é garantir a distribuição justa e equitativa das vacinas globalmente.
Xi também ressaltou a preocupação com as necessidades especiais dos países em desenvolvimento.
“Podemos empregar meios como suspensão da dívida e auxílio de desenvolvimento para ajudar os países em desenvolvimento, particularmente os vulneráveis que enfrentam dificuldades excepcionais, com ênfase na solução do desenvolvimento desequilibrado e inadequado entre e dentro dos países”, disse ele.
A China prometeu mais US$ 3 bilhões em assistência internacional nos próximos três anos para apoiar os países em desenvolvimento na resposta à COVID-19 e na promoção da recuperação econômica e social, acrescentou.