Beijing – O Departamento dos Assuntos de Hong Kong e Macau do Conselho de Estado saudou nesta segunda-feira a realização bem-sucedida das eleições ordinárias do subsetor do Comitê Eleitoral de 2021 na Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK) da China como abrindo novas perspectivas e trazendo novas esperanças.
A primeira eleição-chave após a aplicação da Lei sobre a Salvaguarda da Segurança Nacional na RAEHK em 2020, as melhorias no sistema eleitoral da RAEHK no início deste ano e as eleições de domingo são de grande importância e têm impactos de longo alcance, disse um porta-voz do Departamento dos Assuntos de Hong Kong e Macau do Conselho de Estado em um comunicado.
Chamando a eleição de um exemplo vívido de implementar plenamente o princípio de “patriotas administram Hong Kong”, o porta-voz disse que se abriram novas perspectivas e surgiram novas esperanças para Hong Kong retomar a estabilidade e avançar na prosperidade.
É propício para a estabilidade a longo prazo de Hong Kong, para a melhoria do bem-estar da população local e para a prática constante de “um país, dois sistemas” a longo prazo, afirmou o porta-voz.
Com a adesão crescendo de 1.200 para 1.500 e a composição e o método para sua formação melhorando, o Comitê Eleitoral tem agora uma cobertura e representatividade mais amplas. Ele apresenta uma participação mais equilibrada de diferentes setores da sociedade, representando um avanço na qualidade da democracia em Hong Kong, disse o porta-voz.
Os membros do Comitê Eleitoral selecionados através da eleição são de diferentes esferas sociais de Hong Kong, incluindo muitos daqueles que são de comunidades de nível primário e jovens. Eles representam os interesses gerais da sociedade de Hong Kong e dos interesses nacionais.
Tudo isso lançará uma base sólida para o sucesso da próxima realização da eleição do Conselho Legislativo e a eleição do Chefe do Executivo, segundo o porta-voz.
O povo de Hong Kong tem demonstrado amplo reconhecimento e apreço pelo novo sistema eleitoral, que eles acreditam ser fundamental para fomentar uma cultura eleitoral saudável, racional e construtiva e impulsionar a harmonia social, observou o porta-voz.
O novo sistema eleitoral provou ser um sistema sólido que se adapta à realidade de Hong Kong, impulsiona o desenvolvimento saudável da democracia em Hong Kong e salvaguarda a soberania nacional, a segurança e os interesses de desenvolvimento. Também ajuda a prosperidade e estabilidade de Hong Kong a longo prazo e garante a implementação constante de “um país, dois sistemas”, destacou o porta-voz.
O porta-voz apelou aos membros do Comitê Eleitoral a exercerem seus direitos democráticos com um senso de responsabilidade para com o país e a RAEHK e a corresponderem às altas expectativas do povo de Hong Kong.
Com a plena implementação do novo sistema eleitoral, a democracia na RAEHK avançará em um caminho sólido e ordenado, e a eficácia da governança será elevada de forma consistente, enquanto as aspirações do povo de Hong Kong por uma vida melhor serão realizadas passo a passo, acrescentou o porta-voz.