Hanói – China e Vietnã prometeram neste sábado dar as mãos para fortalecer a unidade e impulsionar a cooperação para um maior desenvolvimento das relações bilaterais.
Durante a reunião com o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, o secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã (PCV), Nguyen Phu Trong, disse que o Vietnã e a China vêm desfrutando de amizade de camarada e fraterna e estabeleceram uma parceria cooperativa estratégica abrangente.
Diante de uma situação internacional complexa e em mudança, os dois lados devem se unir para superar as dificuldades para concretizar seus respectivos objetivos de construção socialista, ressaltou Trong, observando que ninguém pode minar a unidade e a cooperação entre os dois países.
Os dois lados devem avançar em intercâmbios e cooperação diversificados entre os dois partidos, governos e suas regiões de forma flexível, educar as gerações mais jovens para promover a sinceridade tradicional entre os dois partidos e os dois países e lutar pelo desenvolvimento duradouro, saudável e estável dos laços bilaterais, afirmou Trong.
Por sua vez, Wang observou que as relações China-Vietnã são de particular importância estratégica. Os dois lados devem aprofundar a confiança política mútua, fortalecer a unidade e a cooperação e consolidar sua segurança política e de sistema.
Enquanto ambos os lados se apegarem aos seus ideais e crenças comuns, bem como à orientação para o desenvolvimento do socialismo, eles podem superar quaisquer dificuldades e resolver quaisquer problemas que venham a enfrentar, assinalou Wang.
China e Vietnã devem fortalecer sua cooperação geral em todos os campos, de modo a acrescentar novas dimensões à parceria cooperativa estratégica abrangente entre os dois países, observou Wang.
Também no sábado, o primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, manteve conversações com Wang, enfatizando que o Vietnã tem suas relações com a China como prioridade máxima em sua política externa.
O Vietnã está disposto a aprender com a experiência da China na luta contra a COVID-19, manter o impulso de crescimento da cooperação comercial e de investimento entre os dois países e fornecer mais conveniência para o investimento chinês no Vietnã, prometeu Chinh.
Wang enfatizou que a China está disposta a trabalhar duro para fornecer vacinas contra COVID-19 para o Vietnã para ajudá-lo a conter a pandemia e restaurar a normalidade em seu desenvolvimento socioeconômico.
Os dois lados também devem procurar conjuntamente a cooperação da comunidade internacional no combate à pandemia, trabalhar juntos para resistir aos ataques caluniosos contra países socialistas por forças externas e preservar um sistema internacional com as Nações Unidas em seu núcleo e uma ordem internacional baseada no direito internacional, apontou Wang.