O tradicional Festival da Lua Chinês (também conhecido como o Festival do Meio Outono) iluminou Foz do Iguaçu em um fim de semana de celebração e integração cultural.
Em uma noite especial, o cenário deslumbrante do mirante da barragem de Itaipu Binacional recebeu moradores da cidade, a vibrante comunidade chinesa local e diversas autoridades.
A importância dessa relação foi ressaltada por Xie Yancun, cônsul-geral adjunto da China em São Paulo, que em seu discurso destacou a profunda conexão com a cidade paranaense.
O evento foi uma oportunidade para fortalecer os laços entre os dois povos, e contou com apresentações artísticas que encantaram os convidados, preparando o público para um grandioso espetáculo de luz e cores.
Paulo Debrito – Presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu
“É muito gratificante, é muito bacana eu estar aqui hoje, representando o poder legislativo da nossa cidade Foz do Iguaçu, que é a união da família, que é nosso porto, nosso porto seguro.”
Fang Sanjing, presidente do Centro Cultural Asiático de São Paulo, expressou o desejo de que esta festa aumente o entendimento mútuo entre os povos da China e do Brasil e promova a cooperação amigável entre os dois lados em vários campos.
Ao final da noite, o público foi brindado com a majestosa iluminação da barragem, seguida por uma queima de fogos que marcou o ponto alto da celebração.
Ana Biesek – Convidada
“Nós somos uma cidade que temos muitas culturas expressas aqui e a China é uma delas. E a partir de então, nós, como público, como comunidade podemos entender um pouquinho mais, podemos conhecer, podemos estar articulados com a cultura. Então essa integração, essa conexão são muito importantes. E que venham mais festivais como este e que a cultura esteja sempre presente, além desse, participando em outros eventos culturais de Foz do Iguaçu, que tenham essa oportunidade de expressar um pouquinho o que é a cultura chinesa.”
No dia seguinte, a festa continuou no tradicional Mercado Barrageiro, onde a população assistiu a números de música, dança e artes marciais, reforçando o intercâmbio cultural na cidade.
Para os moradores, é um privilégio ter contato com uma cultura tão rica e diversa, que consolida a interação entre os povos e desperta o desejo da proximidade com tradições diferentes.
Graciela Marinho Costa – Moradora
“Eu acho incrível essa interação. Eu acho que deveria até ter mais. Porque aqui em Foz do Iguaçu tem muitas pessoas diferentes, de lugares diferentes. Eu acho que deveria ter ainda muito mais esse tipo de evento. Para interagir mais, para apresentar mais porque assim como eu não conhecia nada. Então quando tem esse tipo de evento, eu amo vir.”
O Festival da Lua Chinês em Foz do Iguaçu não só honrou a tradição milenar, mas também deixou uma mensagem clara sobre a importância da cooperação e da troca de experiências.
Uma parceria que ilumina não apenas a barragem, mas também o futuro das relações entre China e Brasil.
