Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Premiê chinês reúne-se com chanceler da RPDC

Beijing – O primeiro-ministro da China, Li Qiang, reuniu-se com a ministra das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Choe Son Hui, em Beijing, nesta segunda-feira, observando que a China está pronta para continuar a aprofundar a coordenação com a RPDC para melhor salvaguardar os interesses comuns.

No início deste mês, o secretário-geral Xi Jinping e o secretário-geral Kim Jong Un se reuniram em Beijing e chegaram a um importante consenso sobre o aprofundamento das relações de cooperação amigável entre a China e a RPDC, disse Li.

Li afirmou que a China sempre vê e promove as relações entre a China e a RPDC de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, acrescentando que a China está pronta para trabalhar com a RPDC para implementar o importante consenso alcançado pelos principais líderes dos dois partidos e países, levar adiante a amizade tradicional, melhorar a comunicação estratégica e avançar conjuntamente na causa socialista dos dois países para o maior bem-estar dos dois povos.

A China está disposta a manter intercâmbios e interações estreitas em todos os níveis com a RPDC, aprofundar a compreensão mútua e a amizade e realizar cooperação prática em vários campos para promover conjuntamente o desenvolvimento comum, disse o primeiro-ministro.

Elogiando o firme apoio da RPDC em assuntos relativos aos interesses fundamentais e às principais preocupações da China, Li pediu aos ministérios das Relações Exteriores de ambos os países que reforcem a coordenação e façam progressos constantes em todo o trabalho.

Choe disse que a reunião dos dois líderes apontou a direção para o desenvolvimento das relações bilaterais, acrescentando que consolidar e desenvolver as relações com a China é a posição inabalável da RPDC, que está em consonância com os interesses fundamentais dos dois países e de seus povos.

A RPDC apoia plenamente o conceito de construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade e as quatro importantes iniciativas globais e continuará a apoiar firmemente a posição da China em questões relacionadas aos interesses fundamentais da China, incluindo aquelas relacionadas a Taiwan, Xinjiang, Xizang e Hong Kong, observou Choe.

Choe também disse que a RPDC espera trabalhar com o lado chinês para aprimorar os intercâmbios de alto nível, fortalecer a comunicação entre os ministérios das Relações Exteriores, promover a cooperação prática e aprofundar a colaboração multilateral.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo