Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Destaque: Americanos cantam parabéns para a panda gigante Qing Bao em seu quarto aniversário

Por Xiong Maoling e Hu Yousong

Washington – A festa de quatro anos da panda gigante Qing Bao foi realizada no Zoológico Nacional Smithsonian, em Washington, D.C. Entre as guloseimas, havia um bolo de frutas e gelo feito especialmente para ela, várias caixas de salgadinhos decoradas com mensagens de feliz aniversário e até uma música de parabéns cantada espontaneamente.

No evento de sexta-feira, a equipe do zoológico presenteou Qing Bao com um bolo de gelo especial feito com frutas, ideal para pandas, uma criação de vários andares com sucos congelados de beterraba, abacaxi e maçã, misturados com água e decorados com maçãs, cenouras raladas, purê de batata-doce e muito mais, um trabalho feito com muito amor e que levou três semanas.

Qing Bao fez uma entrada tranquila, derrubando a bola de brinquedo azul-marinho que os tratadores penduraram em uma árvore, arrancando aplausos da multidão.

Ela então se aproximou do bolo de sorvete, olhou cuidadosamente e passou por ele, optando por abrir a caixa “4-Ever Sweet” e comer batatas-doces.

Finalmente, virando as costas para a multidão, ela saboreou “secretamente” o bolo de sorvete de frutas.

Este foi o primeiro aniversário de Qing Bao no zoológico desde que ela chegou a Washington, D.C., em 15 de outubro de 2024, com o panda-gigante macho Bao Li, que completou 4 anos em 4 de agosto.

A festa transbordou a alegria que a panda-gigante compartilhou com seus fãs americanos, atraindo visitantes não apenas da região, mas também de outros estados.

Meia hora antes do início do evento, dezenas de pessoas já haviam garantido os melhores lugares. De crianças a idosas, muitas usavam tiaras de pelúcia com tema de panda.

Cada movimento de Qing Bao, como caminhar, parar, abrir caixas, comer bolo e até subir com habilidade em uma árvore depois da festa, provocava gargalhadas e espanto. “Que adorável!” podia ser ouvido repetidamente.

Jesus Herrera, morador de Washington, D.C., disse orgulhosamente à Xinhua que foi ele quem começou a cantar a música de parabéns.

Ele disse que cantar para Qing Bao foi um momento muito especial. “Provavelmente a panda não entendeu. Mas espero que o sentimento tenha sido transmitido”, disse ele.

Sua parceira, Paola Silva, disse que comemorar o aniversário de Qing Bao foi muito divertido, e sua parte favorita foi quando a panda comeu sorrateiramente o bolo de frutas e sorvete de costas para a multidão. “Ela precisava de um pouco de privacidade no fim das contas”.

Silva disse que celebrar a vida é sempre maravilhoso, e comemorar o aniversário de um animal que trouxe “tanta alegria” à cidade de Washington torna tudo ainda mais especial.

A panda-gigante Qing Bao brinca na comemoração de seu quarto aniversário no Zoológico Nacional Smithsonian, em Washington, D.C., Estados Unidos, em 12 de setembro de 2025. (Xinhua/Hu Yousong)

Na multidão, uma mulher se destacou com uma roupa completa com tema de panda: brincos de panda, duas pulseiras de panda, uma camiseta de panda e até mesmo um pingente de pelúcia em forma de bolsa de panda, uma verdadeira fã.

Seu nome é Karen Wille. Ela disse à Xinhua que visita regularmente o zoológico desde 2005, quando os pandas-gigantes Tian Tian e Mei Xiang deram à luz seu primeiro filhote sobrevivente, Tai Shan. Seu amor por Tai Shan a impulsionou a se envolver na conservação dos pandas, e desde então ela se tornou voluntária de longa data da Pandas International, uma organização sem fins lucrativos que fechou no ano passado.

Wille disse que os pandas-gigantes servem como “embaixadores” entre os dois países, ajudando os americanos a entender melhor a China. “Eu não sabia muito sobre a China até me envolver com pandas gigantes, e nunca pensei que viajaria para lá. Já estive no país oito vezes. Voltarei em breve”, disse ela.

Mike Maslanka, nutricionista sênior e chefe do Departamento de Ciência da Nutrição do Zoológico Nacional Smithsonian, compartilhou esse sentimento.

Ele disse à Xinhua que, em julho, visitou Chengdu, Sichuan, onde conversou com mais de 100 colegas chineses e compartilhou conhecimento sobre o manejo nutricional de pandas gigantes e outros animais.

“Foi uma ótima experiência para nós, porque acho que aprendemos com eles e eles aprenderam conosco”, disse ele. “Ficamos lá por quase duas semanas. Foi muito agradável, extremamente enriquecedor. E acho que fizemos amigos”.

Apesar de estarem a mais de 10.000 km de sua terra natal, Qing Bao e Bao Li estão aproveitando a vida no zoológico, graças aos esforços conjuntos das equipes chinesa e americana.

Erin Kendrick, nutricionista clínica do zoológico, disse à Xinhua que, embora várias guloseimas tenham sido preparadas para Qing Bao em sua festa de aniversário, o bambu ainda compõe mais de 90% da dieta de um panda gigante.

Além do bambu, maçãs, cenouras e abóboras são seus favoritos, disse ela, acrescentando que a equipe de nutrição também prepara biscoitos de fibra feitos especialmente para eles.

Observando que o bambu é insubstituível para os pandas, Maslanka disse que o zoológico não apenas cultiva seu próprio bambu, mas também o coleta de dezenas de locais em Washington, D.C., e nos estados vizinhos de Maryland e Virgínia, permitindo que os pandas escolham entre uma variedade de bambu que se adapte ao seu gosto.

A adorável festa de aniversário de Qing Bao, embora breve, simbolizou a alegria que ela trouxe aos americanos e o forte carinho que eles sentem por este amado tesouro nacional chinês.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo