Washington – Xiao Qi Ji, o filhote de panda gigante nascido no zoológico nacional em Washington, completou um ano de idade no sábado, e o zoológico realizou uma grande festa de aniversário para a pequena fofura com bolos de gelo e outras atividades para comemorar a ocasião com seus ávidos fãs vindo para uma visita.
A equipe do Instituto de Biologia de Conservação e Zoológico Nacional do Smithsonian comprou um bolo de várias camadas para Xiao Qi Ji com um grande número “1” montado logo após 7h, colocando a iguaria no centro do terreno ao ar livre para que os repórteres pudessem facilmente documentar o momento de Xiao Qi Ji desfrutando seu banquete de aniversário.
O bolo feito de uva diluída congelada, suco de maçã e água colorida e decorado com batata doce, maçã, cenoura, pêra, cana-de-açúcar, banana e bambu.
Parecia que Xiao Qi Ji estava mais do que satisfeito com o bolo, esmagando a cartola em formato de 1 e então, após terminar o café da manhã especial, subiu em sua árvore favorita para inspecionar aqueles que vieram com o propósito de lhe desejar feliz aniversário.
“Já estive aqui cerca de quatro vezes, mesmo com a COVID e tudo mais”, disse Yolanda Reyes, uma amante de panda que não resistiu à inocência e ao charme de Xiao Qi Ji, e que ainda lembrava vividamente de Tai Shan, Bao Bao e Bei Bei – três outros filhotes que Mei Xiang deu à luz no zoológico de Washington, que moravam aqui antes de voltar para a China.
“Xiao Qi Ji” é a expressão chinesa de “pequeno milagre” em inglês. As pessoas decidiram chamar o menino adorável dessa forma porque sua mãe, aos 22 anos, era a panda gigante mais velha a dar à luz nos Estados Unidos. Quando ela concebeu Xiao Qi Ji, Mei Xiang tinha menos de 1% de chance de ter outro bebê.
“Não foi apenas a idade (de Mei Xiang) um desafio, na melhor das hipóteses, a criação de pandas é desafiadora”, disse Bryan Amaral, curador sênior do zoológico nacional. “Devido à pandemia, não tínhamos muitas ferramentas disponíveis que normalmente usaríamos para nos ajudar a ter sucesso.”
Falando sobre a cooperação em torno de Xiao Qi Ji entre o zoológico nacional e seus parceiros na China, Brandie Smith, diretora interina do zoológico, disse à Xinhua que, como há tantos especialistas na China que sabem como cuidar de pandas, as pessoas aqui no zoológico vêm telefonando e escrevendo para seus colegas chineses regularmente, dando atualizações sobre o cuidado e o crescimento de Xiao Qi Ji.
Para marcar o dia feliz, o embaixador chinês nos Estados Unidos, Qin Gang, expressou seus votos de aniversário a Xiao Qi Ji em um vídeo e enviou um presente ao adorável filhote.
“Sua chegada e cada passo de seu crescimento nos deram alegria e esperança. Para nós, ele é um milagre”, disse o embaixador de Xiao Qi Ji, acrescentando que o filhote “realmente adicionou um ponto brilhante às trocas entre os povos chinês e americano.”
Smith, que assistiu ao vídeo de Qin, disse em comentários às observações do embaixador que “as relações que desenvolvemos com nossos colegas chineses, incluindo o embaixador, trabalhando juntos para salvar esta espécie ameaçada de extinção é uma das partes mais incríveis” do programa de conservação do panda gigante.
Eventos comemorativos foram realizados em todo o zoológico no sábado. Os visitantes que compareceram à festa de aniversário de Xiao Qi Ji receberam bottoms comemorativos de Xiao Qi Ji, e membros registrados do zoológico receberam leques com fotos de Xiao Qi Ji
“É bom poder estar aberto e ter algo realmente fantástico para comemorar”, disse Amaral, curador sênior.