Colombo – A BYD, fabricante chinesa de veículos de nova energia (NEV, na sigla em inglês), está expandindo sua presença no Sri Lanka com planos de introduzir a DENZA, sua marca de luxo premium, por meio da distribuidora local John Keells CG Auto.
A informação foi revelada em uma coletiva de imprensa realizada na terça-feira em Colombo. Representantes da BYD e da John Keells assinaram um memorando de entendimento para facilitar a entrada da DENZA no mercado local, demonstrando sua ambição de expandir a oferta de veículos elétricos de alta tecnologia no Sri Lanka.
A DENZA, fundada em 2010, concentra-se em veículos de luxo movidos a novas energia. Sua linha atual inclui modelos premium, como o D9, N7, Z9 e Z9GT, prometendo aos consumidores do Sri Lanka uma experiência de viagem totalmente otimizada.
Em discurso no evento, Krishan Balendra, presidente do Grupo John Keells, afirmou que o rápido sucesso da BYD no segmento de NEV do Sri Lanka “reflete a força de nossa parceria e nossa visão compartilhada para o futuro da mobilidade”.
“A introdução iminente da DENZA marca o início de mais um capítulo empolgante — trazendo experiências premium de veículos elétricos novos (NEV) aos clientes locais”, afirmou.
Desde que o Sri Lanka flexibilizou as restrições de importação no início de 2025, a BYD conquistou rapidamente o interesse dos consumidores com uma gama de veículos elétricos e híbridos plug-in. O aumento da demanda por veículos da BYD mostra a crescente mudança do consumidor em direção à à mobilidade com novas fontes de energia no Sri Lanka.
Para consolidar ainda mais sua presença no mercado, a BYD e a John Keells CG Auto estão expandindo rapidamente suas redes de showroom e pós-vendas. Novos showrooms serão inaugurados em breve em Ampara e Ratnapura, nas províncias do Leste e Sabaragamuwa do Sri Lanka, respectivamente.
Esses novos showrooms ampliam as unidades existentes em Colombo, Galle, Kandy e Kurunegala, quatro das cidades mais populosas do país. Ao mesmo tempo, os centros de serviço pós-venda também estão se expandindo para locais importantes como Kandy, Galle, Kurunegala, Ratnapura e Ampara, garantindo um suporte robusto aos clientes em todo o país.
Liu Xueliang, gerente geral da Divisão de Vendas de Automóveis da BYD Ásia-Pacífico, disse que o Sri Lanka é um mercado-chave para a BYD no sul da Ásia. “Embora a escala de negócios no Sri Lanka não esteja no mesmo nível de outros mercados em que entramos na região, o tamanho do Sri Lanka significa que ele ainda pode servir como um estudo de caso global para os impactos positivos da mobilidade elétrica em escala nacional.”
As duas empresas também planejaram estabelecer um centro regional de treinamento, com o objetivo de desenvolver capacidades técnicas locais. Isso se alinha com sua visão mais ampla de aprimorar a acessibilidade dos NEVs, atendendo de forma abrangente, desde veículos de entrada até segmentos de luxo premium, moldando a jornada do Sri Lanka em direção a soluções automotivas sustentáveis.

Liu Xueliang, gerente geral da Divisão de Vendas de Automóveis da BYD Ásia-Pacífico, fala em uma coletiva de imprensa sobre a introdução da marca de luxo premium da BYD, DENZA, no mercado local em Colombo, Sri Lanka, em 27 de maio de 2025. A BYD, fabricante chinesa de veículos de nova energia (NEV, na sigla em inglês), está expandindo sua presença no Sri Lanka com planos de introduzir a DENZA, sua marca de luxo premium, por meio da distribuidora local John Keells CG Auto. (Foto por Ajith Perera/Xinhua)
