Shijiazhuang – Um evento de comemoração foi realizado na Província de Hebei, no norte da China, no sábado, para homenagear o transportador canadense Norman Bethune por seu altruísmo e espírito de internacionalismo.
Intitulado “Memórias Através do Tempo e do Espaço”, o evento foi organizado pelo Cemitério dos Mártires Militares do Norte da China, na capital da província, Shijiazhuang.
Cerca de 100 pessoas, incluindo soldados, estudantes e indivíduos de diversas esferas da vida, participaram do evento.
Este ano marca o 85º aniversário da morte de Bethune, que morreu de envenenamento de sangue aos 49 anos em 12 de novembro de 1939 na China, enquanto ajudava o povo chinês em sua luta contra a agressão japonesa. Seus restos mortais foram transferidos para o cemitério em 1953.
A comemoração começou às 10h, com os participantes se curvando diante do túmulo do museu e exibindo cestos de flores.
“Meu pai conheceu Norman Bethune na Espanha durante sua recuperação de danos de batalha. Influenciado por ele, meu pai aspirava vir para a China, onde conheceu minha mãe e depois me teve”, disse Michael Crook, presidente do Comitê Internacional para a Promoção das Cooperativas Industriais Chinesas.
Seus pais, David e Isabel Crook, desempenharam um papel importante no treinamento de um grande número de profissionais de línguas estrangeiras para a China.
“O espírito de Bethune não desapareceu com o tempo; em vez disso, foi extensamente herdado e levado adiante na China e no Canadá”, disse Hu Jinqiang, diretor do Cemitério dos Mártires Militares do Norte da China.
Hu observou que hoje Bethune não é apenas um nome, mas um símbolo de internacionalismo, humanismo e dedicação altruísta. “Nós o comemoramos para inspirar mais pessoas a se lembrarem da história e levarem adiante seu espírito.”