Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

China divulgará ainda mais a reforma de forma abrangente e expandirá a abertura, diz primeiro-ministro

Pequim – A China intensificará os esforços para expandir a demanda e o consumo doméstico, aprofundará ainda mais a reforma de forma abrangente, ampliará firmemente a abertura e promoverá o crescimento sustentável da economia chinesa, afirmou o primeiro-ministro chinês, Li Qiang.

Li fez essas declarações no domingo e na segunda-feira ao se reunir respectivamente com Dilma Rousseff, presidente do Novo Banco de Desenvolvimento; Ajay Banga, presidente do Banco Mundial; Ngozi Okonjo-Iweala, diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC); e Kristalina Georgieva, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), que estiveram em Pequim para participar do Diálogo “1+10”.

Diante de um cenário internacional repleto de instabilidade e mudanças, Li destacou que somente por meio do fortalecimento da abertura, da cooperação e do benefício mútuo será possível promover conjuntamente uma recuperação precoce e um crescimento constante da economia mundial.

“Neste ano, a economia chinesa registrou um crescimento geral estável e, recentemente, lançamos um pacote de políticas incrementais. A confiança e as expectativas do mercado foram significativamente reforçadas”, disse Li. Ele acrescentou que a China continuará a injetar mais dinamismo e previsibilidade na recuperação e crescimento da economia global.

A China apoia a expansão contínua do Novo Banco de Desenvolvimento e está disposta a ampliar a cooperação em projetos e financiamento para contribuir mais para o desenvolvimento econômico e social dos países do BRICS e dos países em desenvolvimento. Além disso, o país está disposto a intensificar a colaboração com o Banco Mundial em áreas como desenvolvimento internacional, empréstimos e intercâmbio de conhecimentos, irá melhorar a qualidade e a eficiência da cooperação, afirmou o premiê.

Li ressaltou que A China apoia o MAC na realização das reformas possíveis para promover a vitalidade do sistema multilateral de comércio, defender a globalização econômica e o livre comércio. Ele também destacou a disposição da China em aprofundar a cooperação com o FMI, contribuindo de forma mais significativa para manter a estabilidade financeira global, promover o desenvolvimento comum e combater as mudanças climáticas.

Os líderes do Novo Banco de Desenvolvimento, do Banco Mundial, da OMC e do FMI elogiaram o importante papel de liderança da China na salvaguarda da paz e do desenvolvimento global, bem como na defesa do multilateralismo. Eles destacaram que a China atualizou medidas e alcançou resultados notáveis ​​na promoção do crescimento econômico, no aprimoramento do ambiente de negócios e na expansão da abertura ao mundo, trazendo ímpeto e confiança ao crescimento econômico global.

Os representantes expressaram apreço pelo apoio contínuo da China às organizações econômicas internacionais, por sua contribuição ao desenvolvimento dos países menos desenvolvidos e do Sul Global e reafirmaram o compromisso em desenvolver relações cooperativas mais fortes e abrangentes com a China, defendendo conjuntamente o multilateralismo e o livre comércio .

(Xinhua/Liu Bin)

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo