Hangzhou – Na manhã de 21 de novembro, o Berge Aconcágua e o Ore Tianjin, os dois maiores navios mineraleiros do mundo, a gigante produtora e exportadora de minérios Vale, foram atracados juntos no Terminal de Transbordo de Shulanghu, distrito de Daishan, cidade de Zhoushan, província de Zhejiang, no leste da China. Ao redor deles, sete descarregadores estavam envolvidos em operações de carregamento e descarga.
Este é um momento marcante na história portuária do mundo — pela primeira vez, dois dos maiores navios de mineração do mundo, com capacidade de 400 mil toneladas cada, atracaram ao mesmo tempo em um terminal para operações de embarque e desembarque, marcando o início de um novo capítulo sobre operações portuárias globais no Porto Ningbo-Zhoushan.
O Terminal de Transbordo de Minério de Shulanghu, um dos maiores da China e uma parte importante do sistema de distribuição e transporte de minérios de ferro do Porto Ningbo-Zhoushan, é atualmente o único terminal da China com dois cais com capacidade de carga de 400 mil toneladas cada.
Em 23 de setembro de 2016, o terminal recebeu pela primeira vez um navio de mineração de 400 mil toneladas. Até o momento, o terminal já recebeu e descarregou mais de 380 navios de minério de 400 mil toneladas, registrando uma taxa mais alta de crescimento de coleta e atração de terminal no país. Anualmente, o terminal realiza um volume de coleta e descarregamento de minério de ferro de mais de 36 milhões de toneladas, com entrega de carga de mais de 71 milhões de toneladas.
Em 2023, o terminal transportou um registro operacional de apenas 33,33 horas com coleta e descarga de um navio de minério de 400 mil toneladas totalmente carregado.
Com o estabelecimento do primeiro centro de alocação de recursos de commodities a granel do país na Província de Zhejiang, Zhoushan, com base nas vantagens de localização, dotação de recursos e base industrial, concentra-se em inovação e desenvolvimento da cadeia do setor de commodities a granel, como mineração de ferro, petróleo e gás, e acelera a criação do centro de alocação de recursos de commodities a granel com influência internacional.
Para garantir a segurança de entrada e saída do porto de dois navios gigantes, os departamentos relevantes foram mobilizados com antecedência para acompanhar todo o processo. Além disso, foi estabelecido um mecanismo de comunicação regular para reduzir o tempo de espera e o tempo de partida dos navios.