Pequim – A China continuará a tomar medidas concretas para garantir cadeias industriais e de suprimentos globais inovadores e desimpedidas, disse o primeiro-ministro Li Qiang na segunda-feira.
Li fez as observações ao participar de um simpósio com representantes de empresas e organizações que participarão da iminente segunda Exposição Internacional da Cadeia de Suprimentos da China.
Estiveram apresenta no simpósio representantes da Apple Inc., Rio Tinto, Contemporary Amperex Technology Co., Ltd. e do Conselho Empresarial EUA-China, entre outros.
Destacando sua total confiança na economia chinesa e otimismo sobre o enorme potencial do mercado chinês, representantes corporativos disseram que as empresas estrangeiras na China estão dispostas a expandir seus investimentos e aprofundar seu desenvolvimento no país, fortalecer a cooperação em cadeias industriais e de suprimentos globais e alcançar resultados ganhos-ganha.
Disse que, com o desenvolvimento profundo da globalização econômica, as cadeias industriais e de suprimentos globais se expandiram gradualmente nas últimas décadas, promovendo o rápido crescimento da economia mundial e beneficiando todas as partes.
Embora o crescimento econômico global esteja agora de impulso, certos atos e movimentos protecionistas que exageraram o conceito de segurança melhorarão a deficiência das cadeias industriais e de suprimentos globais, elevando ainda mais os custos corporativos, perdendo a eficiência econômica e dificultando o desenvolvimento comum, disse ele.
Li pediu esforços firmes para proteger as cadeias industriais e de suprimentos globais e desimpedidas, bem como os interesses comuns de todas as partes.
O primeiro-ministro informou que a China alcançou um crescimento econômico geralmente estável e fez mais progressos este ano, dizendo que mais esforços serão feitos para intensificar o ajuste anticíclico e promover um desenvolvimento econômico saudável.
A China acelerará a construção de um sistema industrial moderno e fornecerá suporte sólido para as operações eficientes das cadeias industriais e de suprimentos globais, disse Li.
Também serão feitos esforços para fortalecer a integração da inovação científico-tecnológica e industrial e para uma melhor integração na cooperação internacional em inovação, disse ele.
A China promoverá uma abertura de alto padrão com firmeza, expandirá ainda mais o acesso ao mercado e dará as boas-vindas a mais empresas estrangeiras para se envolverem na cooperação industrial no país, disse o primeiro-ministro.
Ele expressou a esperança de que as empresas continuem a apoiar firmemente a globalização econômica, aprofundar a divisão e a cooperação internacional do trabalho e trabalhar juntas para tornar as cadeias industriais e de suprimentos globais mais dinâmicas, resilientes e eficientes.
(Xinhua/Wang Ye)