Beijing, 21 jul – As autoridades chinesas elevaram na quarta-feira a resposta à emergência de controle de enchentes ao Nível II, o segundo mais alto no sistema de resposta, depois que fortes chuvas continuaram a atingir a província central de Henan.
Chuvas extremamente fortes atingiram Henan nesta terça-feira, com a precipitação em Zhengzhou, a capital da província, excedendo o nível mais alto nos registros meteorológicos locais, de acordo com o Ministério de Gestão de Emergências.
A tempestade fez o nível de água em um reservatório subir rapidamente, disse o ministério, acrescentando que todos os residentes locais a jusante foram realocados com antecedência.
Um total de 12 pessoas morreram nas chuvas torrenciais no centro da cidade de Zhengzhou, de acordo com as autoridades locais. Cerca de 100 mil pessoas foram realocadas para lugares seguros.
O ministério enviou uma equipe de trabalho para as áreas afetadas em Henan para ajudar as autoridades locais no trabalho de alívio de desastre.
A China tem um sistema de resposta à emergência de controle de inundações de quatro níveis, sendo o Nível I o mais severo.