Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

China deseja retorno seguro dos dois astronautas americanos presos

 Jiuquan – Os trabalhadores espaciais da China estão de atenção estreita com os dois astronautas americanos em órbita que sofreram atraso no retorno à Terra e desejam seu retorno seguro, disse uma porta-voz da Agência Espacial Tripulada da China ( CMSA, sigla em inglês) na terça-feira.

   “Apreciamos a alta consideração da NASA pela segurança dos seus astronautas e, ao mesmo tempo, desejamos o retorno seguro dos dois astronautas”, disse o porta-voz da CMSA, Lin Xiqiang, em uma coletiva de imprensa em Jiuquan, no noroeste da China .

   Dois astronautas da NASA ficaram na Estação Espacial Internacional depois que a cápsula com problemas, da Boeing, retornou vazia à Terra em setembro. Seu itinerário original no voo de teste era de oito dias, mas eles terão de aguardar uma carona de volta com a SpaceX no final de fevereiro do próximo ano.

   Lin disse que as atividades de voos espaciais tripulados são sempre repletas de riscos e desafios e que a segurança dos astronautas é sempre uma preocupação principal dos governos e dos povos em todo o mundo.

   Lin disse que a China garante que nenhum problema seja levado ao espaço e otimiza continuamente os planos de resposta a emergências para mitigar as ameaças aos seus astronautas, como vazamentos na estação espacial causados ​​por impactos de detritos espaciais.

   Desde a fase inicial de operação da estação espacial, o tempo disponível para os astronautas responderem a emergências aumentou cinco vezes, disse Lin.

   A nave espacial tripulada Shenzhou-20 e um foguete Longa Marcha-2F estão agora em espera na planta de montagem final no Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan. Ele acrescentou que eles podem se converter rapidamente em status de lançamento para realizar missões de resgate de emergência para astronautas na estação espacial.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo