Beijing – Onze grandes zonas de alta tecnologia na China estabeleceram em conjunto uma rede colaborativa para promover a inovação na indústria de inteligência artificial (IA) do país, informou o China Science Daily.
Uma conferência sobre o estabelecimento desta rede, realizada no início desta semana em Pequim, detalhou que a rede recém-fundada possui 11 grandes zonas de alta tecnologia em todo o país, incluindo Zhongguancun, de Pequim, também apelidada de “Vale do Silício” da China, e as cidades de Xangai, Nanjing, Suzhou, Hangzhou, Hefei, Qingdao, Wuhan, Shenzhen, Chengdu e Xi’an, de acordo com a reportagem publicada na terça-feira.
Wu Jiaxi, vice-diretor do departamento de planejamento do Ministério da Indústria e Informatização, expressou esperança de que uma rede de inovação colaborativa cultive um terreno fértil para a inovação em IA na China – por meio de uma abordagem aberta e inclusiva.
As zonas de alta tecnologia são as principais operadoras e os principais centros de desenvolvimento de IA na China e se desenvolveram uma força significativa na inovação de IA, disse Wu.
Ele também enfatizou a importância de construir uma comunidade para inovação e desenvolvimento de IA por meio de benefícios compartilhados, bem como aprofundar o layout da indústria doméstica de IA por meio de um modelo orientado para a inovação.
Durante a conferência, os participantes da rede anunciaram a Iniciativa Zhongguancun, que visa acelerar o desenvolvimento de tecnologias de IA em áreas como chips, algoritmos e modelos.
A Iniciativa Zhongguancun também busca estabelecer um sistema abrangente de serviços de inovação e empreendedorismo para toda a cadeia da indústria de IA, e construir mecanismos para o intercâmbio de tecnologia, indústria, capital e talento.
A Iniciativa incentiva o estabelecimento de plataformas abertas de IA para maximizar o compartilhamento de conquistas de desenvolvimento de IA e buscar a participação ativa de zonas de alta tecnologia na formulação de padrões internacionais e nacionais.
Além disso, a Iniciativa enfatiza a importância de fortalecer a segurança de dados e a proteção da privacidade, bem como fornecer supervisão regular e serviços regulatórios para empresas de plataformas de IA, para garantir a rastreabilidade e confiabilidade das tecnologias de IA.