Xi’an – Os “oito passos importantes” propostos pela China trouxeram novas oportunidades para o desenvolvimento de alta qualidade da cooperação do Cinturão e Rota, de acordo com um relatório divulgado terça-feira pelo Instituto Xinhua, um think tank afiliado à Agência de Notícias Xinhua.
Intitulado “Oito Passos Importantes Anunciam Nova Década Promissora de Cooperação Cinturão e Rota”, o relatório foi lançado no Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional de Think Tanks & Segundo Fórum de Comunicação Internacional da Rota da Seda (Xi’an).
A China anunciou os oito passos principais com o objetivo de promover o desenvolvimento de alta qualidade do Cinturão e Rota no terceiro Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional, convocado em outubro de 2023.
Na sua segunda década, esperamos que a Iniciativa Cinturão e Rota (ICR) tenha níveis de cooperação mais altos, maiores retornos de investimento, melhor qualidade de oferta e maior resiliência de desenvolvimento. A ICR tem o potencial de se tornar uma pedra angular na construção de uma economia mundial aberta, uma força motriz para o desenvolvimento coletivo e um acelerador da modernização global, diz o relatório.
O documento também indica que a cooperação do ICR incorpora um espírito de abertura, que se alinha com a tendência de globalização econômica inclusiva. Ela também se conecta com a economia global de forma eficaz em vários níveis e setores.
Espera-se que a cooperação do ICR cultive novos pontos de crescimento por meio de novas forças produtivas de qualidade e libere o potencial dos países parceiros do ICR, apoiando seu crescimento estável e de longo prazo, de acordo com o relatório.