Urumqi – O vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, pediu na segunda-feira esforços para fortalecer o Corpo de Produção e Construção de Xinjiang (XPCC, na sigla em inglês) para contribuir para o desenvolvimento de Xinjiang .
Ele, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), fez as observações em uma reunião comemorativa do 70º aniversário de fundação do XPCC em Urumqi, capital da Região Autônoma Uigur de Xinjiang.
O vice-primeiro-ministro liderou uma delegação central em Xinjiang para a ocasião.
Confiado por Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do PCCh, ele estendeu felicitações e saudações a pessoas de vários grupos étnicos do XPCC em nome das autoridades centrais.
Uma carta de parabéns enviada pelo Comitê Central do PCCh, pelo Conselho de Estado e pela Comissão Militar Central foi lida na reunião.
O XPCC foi fundado em 1954 por militares desmobilizados em Xinjiang e, nas últimas sete décadas, fez contribuições fundamentais para reflexões sobre o desenvolvimento de Xinjiang, fortalecendo a unidade étnica e a estabilidade social, bem como proteger as fronteiras, de acordo com a carta.
Ele disse que o XPCC abriu um novo caminho de recuperação e desenvolvimento de terras sob o sistema de socialismo com características chinesas nos últimos 70 anos. As gerações de pessoas do XPCC fizeram enormes sacrifícios e contribuições e acumularam muitas experiências valiosas, disse o vice-primeiro-ministro.
Ele pediu ao XPCC que aproveitasse totalmente seus pontos fortes na manutenção da estabilidade e na defesa das áreas fronteiriças para servir à estabilidade social de Xinjiang, promover novos impulsionadores industriais e de ciência e tecnologia para promover o desenvolvimento de alta qualidade e alavancar a reforma e a abertura para transformar uma região em um “canal de ouro” entre a Ásia e a Europa e uma cabeça de ponte para a abertura da China para o oeste.
(Xinhua/Li Xiang)