Beijing, 8 jul – O presidente chinês, Xi Jinping, pediu nesta quarta-feira à China e à Grécia que estabeleçam para a comunidade internacional um exemplo de amizade e confiança mútua, uma referência para a cooperação ganha-ganha, bem como um modelo para o aprendizado mútuo entre civilizações.
Xi fez os comentários durante sua conversa por telefone com o primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis.
Mitsotakis deu os parabéns pelo 100º aniversário da fundação do Partido Comunista da China (PCC), dizendo que o PCC mudou não só o futuro da China, mas também a trajetória do desenvolvimento mundial.
O sucesso da China em tirar centenas de milhões de pessoas da pobreza é um milagre na história do progresso humano, disse ele, acrescentando acreditar que sob a liderança de Xi, a China continuará a fazer novas grandes conquistas.
Agradecendo as felicitações, Xi enfatizou que o PCC trabalhará com todos os países e nações amantes da paz para promover os valores comuns da humanidade de paz, desenvolvimento, equidade, justiça, democracia e liberdade, e dar maiores contribuições para a paz mundial e o progresso humano.
Xi destacou que o mundo está enfrentando atualmente os desafios entrelaçados de mudanças profundas e uma pandemia, ambas não vistas em um século.
China e Grécia são civilizações antigas e passaram por um processo de desenvolvimento misto de tribulação e grandeza, disse Xi, acrescentando que os dois países também compartilham idéias semelhantes sobre o avanço da civilização humana e a transformação da ordem internacional.
Na situação atual, levar adiante e promover ainda mais as relações da China-Grécia não só ajudará a energizar a recuperação econômica pós-pandemia, mas também contribuirá com a sabedoria de civilizações antigas para melhorar o sistema de governança global, disse Xi.
Ele exortou as duas partes a continuarem a demonstrar compreensão mútua e apoio mútuo em questões relativas a seus respectivos interesses centrais e principais preocupações, e a darem um exemplo de amizade e confiança mútua para a comunidade internacional.
Xi também exortou os dois países a aprofundarem a colaboração em estruturas como a Iniciativa do Cinturão e Rota e a cooperação entre os países da Europa Central e Oriental e a China e estabelecer uma referência para a cooperação de ganha-ganha para o mundo.
Ao fazê-lo, acrescentou, os dois países também podem estabelecer um modelo de aprendizagem mútua entre civilizações e chegar a um novo consenso e reunir forças para promover a paz e o desenvolvimento mundiais.
Xi observou que este ano marca o 15º aniversário da parceria estratégica abrangente China-Grécia e o próximo ano marca o 50º aniversário das relações diplomáticas bilaterais.
A China, disse ele, está disposta a trabalhar com a Grécia para fortalecer o intercâmbio de experiências de governança, aprofundar a amizade tradicional e a cooperação prática e elevar os laços bilaterais a novos níveis.
Isso atende aos interesses de ambas as partes e segue a tendência dos tempos em que a China e a Europa dialogam e aprofundam a cooperação no espírito de respeito mútuo, buscando um terreno comum e deixando de lado as diferenças, bem como a abertura e benefícios mútuos, disse Xi, acrescentando que ele espera que a Grécia continue a desempenhar um papel ativo.
Mitsotakis também disse que o lado grego atribui grande importância ao desenvolvimento de seus laços com a China e espera aproveitar a oportunidade do 15º aniversário da parceria estratégica abrangente China-Grécia para expandir a cooperação com a China em economia e comércio, turismo e desenvolvimento verde, fortalecer o diálogo e a aprendizagem mútua entre civilizações e trabalhar em conjunto para garantir o sucesso dos projetos-chave acordados por ambas as partes, a fim de impulsionar um maior desenvolvimento nas relações bilaterais.
Mitsotakis deu as boas-vindas a mais empresas chinesas para investir na Grécia e desejou sucesso aos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing.
O lado grego apoia a União Europeia no desenvolvimento de uma parceria estratégica abrangente com a China e no reforço do diálogo e da cooperação, afirmou o primeiro-ministro grego.
Os dois lados também trocaram opiniões sobre questões regionais relacionadas.