Viena – A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) previu um crescimento robusto da energia nuclear em todo o mundo até 2050, em um relatório publicado na segunda-feira.
O órgão de vigilância nuclear das Nações Unidas apresentou duas previsões para a implantação global de energia nuclear em seu relatório “Estimativas de energia, eletricidade e energia nuclear para o período até 2050”. Na projeção mais baixa, há um aumento de cerca de 40% na capacidade operacional nuclear global, de 372 Gigawatt elétrico (GW(e)) em 2023 para 514 GW(e) até 2050.
Na previsão mais alta, a capacidade operacional nuclear global deve atingir 950 GW(e) até 2050, cerca de 2,5 vezes a cifra de 2023, com “uma contribuição significativa de pequenos reatores modulares”.
O relatório disse que “políticas e estratégias nacionais de apoio, estruturas de financiamento mais favoráveis, investimento em redes e desenvolvimento da força de trabalho” são necessárias para alcançar o cenário de alto caso.
“O ímpeto global por trás da energia nuclear continua em ritmo acelerado”, disse o diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, em comunicado. “As novas projeções da AIEA refletem o crescente reconhecimento da energia nuclear como um suprimento de energia limpa e segura.”
De acordo com o relatório, até o final de 2023, 413 reatores de energia nuclear estavam operacionais em todo o mundo e outros 59 reatores com capacidade total de 61,1 GW(e) estavam em construção. A energia nuclear representou 9,2% da produção global total de eletricidade em 2023.