Beijing, 5 jul – O setor de manufatura de informações eletrônicas da China continuou a se expandir constantemente nos primeiros cinco meses do ano, mostraram dados do Ministério da Indústria e Informatização (MII).
O valor agregado dos fabricantes de informações eletrônicas com receitas operacionais anuais de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 3,1 milhões) aumentou 21,5% em termos anuais, com uma taxa anual de crescimento composta de 12,2% nos últimos dois anos, de acordo com a pasta.
O valor das entregas de exportação das principais empresas do setor subiu 21,3% anualmente no período de janeiro a maio, enquanto o investimento de ativos fixos no setor saltou 27,6% em relação ao ano anterior.
Os dados do MII também mostram que a receita operacional dos principais fabricantes de informações eletrônicas aumentou 31,2% ano a ano, para 4,06 trilhões de yuans nos primeiros quatro meses, enquanto seus lucros combinados no período totalizaram 193,5 bilhões de yuans, um salto anual de 86,2%.
Somente em maio, a produção de smartphones da China subiu 9,6% na base anual, para 100 milhões de unidades, já a produção de microcomputadores cresceu 10,8%, para 36,14 milhões de unidades.