Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Construtoras de megaprojeto ferroviário da Malásia dão as mãos para recuperar manguezal

Kuala Lumpur – No calor sufocante da floresta de mangue da Malásia, perto de Port Klang, um grupo de funcionários entusiasmados da China Communications Construction Company (CCCC) e da Malaysia Rail Link (MRL) trabalhou arduamente para remover detritos e plantar mudas de árvores de mangue.

O programa, que tinha como objetivo promover o espírito de equipe, também permitiu que os participantes tivessem uma apreciação em primeira mão da proteção e reabilitação do meio ambiente, que são aspectos fundamentais dos valores das empresas que estão construindo o megaprojeto ferroviárioLigação Ferroviária da Costa Leste (ECRL, na sigla em inglês).

Entre as pessoas que plantaram cuidadosamente as mudas estava Mohd Fariz Che Man, oficial ambiental da Seção 9 da CCCECRL. “A CCCECRL tem a visão de sustentabilidade para preservar e conservar o ambiente natural em todos os locais de trabalho de uma maneira ambientalmente aceitável e em conformidade com a legislação e os requisitos relevantes das autoridades federais, estaduais e locais”, disse ele.

Funcionário de uma empresa chinesa planta mudas de mangue em Selangor, Malásia, em 15 de agosto de 2024. (Xinhua/Cheng Yiheng)

“Sempre implementamos o desenvolvimento de ferrovias verdes com iniciativas para reduzir a fragmentação e perda de florestas na fase de projeto por meio de duas estratégias, a saber, alinhamento e construção de túneis, em que o alinhamento contorna os limites da reserva florestal permanente para reduzir a fragmentação”, disse ele.

Quanto ao programa de replantio de manguezais, uma iniciativa conduzida com a Selangor Maritime Gateway, que realiza a limpeza do Rio Klang, Mohd Fariz disse que está de acordo com a política dos construtoras da ECRL, que prioriza a sustentabilidade e a proteção ambiental.

“Precisamos restaurar a harmonia com a natureza, adotar a produção e o consumo sustentáveis e proteger o ar e a água da poluição. Precisamos proteger nosso planeta para as gerações futuras”, disse ele.

Os manguezais, sendo um santuário para vários animais selvagens, também desempenham um papel fundamental na redução da erosão costeira, tempestades e inundações e são um dos métodos mais econômicos de gerenciamento de riscos de desastres ao longo das costas.

Funcionários de empresas chinesa e malaia plantam mudas de mangue em Selangor, Malásia, em 15 de agosto de 2024. (Xinhua/Cheng Yiheng)

Mohd Nizam Daut, vice-diretor de projetos da MRL, disse que o programa foi organizado em conjunto com o Dia Internacional para a Conservação do Ecossistema de Manguezais para aumentar a conscientização sobre a importância dos manguezais naturais e do ecossistema fluvial ao longo do Rio Klang, bem como a importância de proteger o ecossistema de manguezais.

“Como compromisso com as questões ambientais, a Seção 9 da CCCECRL implementa as melhores práticas de gerenciamento para proteger a qualidade da água e do ar e garantir que a qualidade da água e do ar seja totalmente monitorada ao longo de nosso alinhamento”, disse ele.

Ele acrescentou que outros esforços, incluindo programas de treinamento com o departamento de vida selvagem do estado de Selangor, vários programas internos de conscientização e treinamento e exercícios ambientais, foram realizados como parte de seu esforço para conservar o ambiente natural em todos os seus locais de trabalho.

Um dos principais projetos de infraestrutura da Iniciativa do Cinturão e Rota proposta pela China, a ECRL parte do maior centro de transporte da Malásia, Port Klang, e atravessa a península até o estado de Kelantan, no nordeste da Malásia.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo