Beijing – Com base no acordo provisório que a China alcançou com as Filipinas sobre o gerenciamento da situação em Ren’ai Jiao, o lado filipino realizou uma missão de reabastecimento de necessidades básicas na manhã de sábado, disse no sábado um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.
O porta-voz fez as observações quando solicitado a comentar que, de acordo com uma declaração do Departamento das Relações Exteriores das Filipinas, as Filipinas realizaram uma missão de reabastecimento nesta manhã para seu navio de guerra anteriormente ancorado em Ren’ai Jiao.
O porta-voz disse que, com base no acordo provisório que a China alcançou com as Filipinas sobre o gerenciamento da situação em Ren’ai Jiao, o lado filipino conduziu uma missão de reabastecimento de necessidades básicas na manhã de sábado.
“Todo o processo foi monitorado pela Guarda Costeira da China”, disse o porta-voz.
A China foi notificada do reabastecimento antes de ele ser realizado, disse o porta-voz, acrescentando que, depois de confirmar no local que a embarcação filipina transportava apenas necessidades humanitárias, o lado chinês deixou a embarcação passar.
O porta-voz enfatizou que a China chegou a um acordo com as Filipinas com base na posição de princípio de três pontos da China sobre o gerenciamento da situação em Ren’ai Jiao.
“A posição da China sobre o assunto de Ren’ai Jiao não mudou. A China tem soberania sobre Ren’ai Jiao, o restante de Nansha Qundao e suas águas adjacentes”, disse o porta-voz, acrescentando que a China continuará a lidar adequadamente com os assuntos e as disputas territoriais relevantes sobre direitos marítimos com as Filipinas por meio de diálogo e consultas.