Beijing – O principal planejador econômico da China anunciou nesta quinta-feira novas medidas para promover o programa de troca.
Aproximadamente 300 bilhões de yuans (US$ 42 bilhões) em títulos especiais do Tesouro ultralongos serão destinados a impulsionar renovações de equipamentos em larga escala e substituir bens de consumo antigos por novos, de acordo com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR).
O programa de troca será expandido para cobrir renovações de equipamentos de energia, elevadores antigos, navios operacionais, caminhões, máquinas agrícolas e ônibus de nova energia, disse a CNDR.
O orçamento central também fornecerá um subsídio de juros de 20 bilhões de yuans para direcionar as instituições financeiras no apoio à renovação de equipamentos e atualizações técnicas, acrescentou o planejador econômico.
A China já concluiu a construção de um sistema de políticas para promover renovações de equipamentos em larga escala e substituir bens de consumo antigos por novos, enquanto os governos locais em 31 regiões provinciais lançaram planos de ação para o programa.