Xi’an – O vice-primeiro-ministro chinês, Zhang Guoqing, pediu neste sábado que se procurem usando todos os meios possíveis as pessoas desaparecidas após o desabamento de uma ponte rodoviária na Província de Shaanxi, no noroeste da China.
A ponte, localizada no distrito de Zhashui, na cidade de Shangluo, desabou por volta das 20h40 de sexta-feira devido a inundações repentinas causadas por chuvas intensas, doze pessoas foram encontradas mortas e uma pessoa foi resgatada, enquanto 31 pessoas continuam desaparecidas.
Zhang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, liderou uma equipe de trabalho ao local para orientar os esforços de resgate.
Ele pediu o envio de mais profissionais de resgate subaquático ao longo do curso inferior do rio e todas as formas possíveis para procurar as pessoas desaparecidas em uma corrida contra o tempo.
Devem ser feitos esforços para reparar as pontes danificadas e restaurar a ordem do tráfego o mais rápido possível, disse Zhang, pedindo também investigações imediatas sobre o colapso da ponte.
Como a atual temporada de inundações apresenta altos riscos de desastres geológicos, todas as regiões devem investigar e retificar de forma abrangente os riscos potenciais ao longo das rodovias e ferrovias, disse Zhang, pedindo monitoramento reforçado, alerta precoce e controle de tráfego oportuno para minimizar as vítimas.