Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Casal de pandas da China fará estreia pública no próximo mês no Zoológico de San Diego, EUA

Los Angeles – O casal de pandas que chegou ao Zoológico de San Diego vindo da China no início deste verão fará sua tão aguardada estreia pública em 8 de agosto, anunciou na sexta-feira a Aliança de Vida Selvagem do Zoológico de San Diego.

Yun Chuan e Xin Bao desembarcaram na Califórnia vindos da China em 27 de junho para uma cooperação internacional de proteção de pandas gigantes de 10 anos com o Zoológico de San Diego, marcando uma nova rodada dessa colaboração entre as duas nações. Os dois são os primeiros pandas a entrar nos Estados Unidos em 21 anos.

“Estamos felizes em apresentar Yun Chuan e Xin Bao à nossa comunidade do Zoológico de San Diego”, disse Paul Baribault, presidente e CEO da Aliança de Vida Selvagem do Zoológico de San Diego, em comunicado à imprensa, acrescentando que “nossos mais novos residentes trarão alegria aos nossos visitantes e simbolizam o espírito duradouro dos esforços internacionais de conservação”.

“Juntamente com nossos parceiros, continuamos fazendo progressos significativos para garantir um futuro promissor para esta espécie icônica”, acrescentou ele.

Yun Chuan é um macho de quase cinco anos, identificável por seu nariz longo e pontudo. Em 2007, sua mãe, Zhen Zhen, foi o quarto filhote que nasceu no Zoológico de San Diego. Xin Bao é uma fêmea de quase quatro anos de idade, mais reconhecida por seu grande rosto redondo e orelhas grandes e fofas.

Desde sua chegada no final de junho, a dupla tem se aclimatado ao espaço no recém-reimaginado Panda Ridge, segundo o zoológico.

O espaço inovador é quatro vezes maior que o antigo habitat dos pandas do Zoológico de San Diego e inspirado nas famosas formações geológicas da China, que simula montanhas, cânions e penhascos. Possui novas árvores para escalada, diversas plantas e encostas onduladas que permitem a Yun Chuan e Xin Bao subir e explorar verticalmente, de acordo com o zoológico.

Na sexta-feira, o zoológico também divulgou o primeiro vídeo dos dois pandas enquanto eles continuam se habituando à nova casa.

“Não só o espaço do novo habitat dos pandas é muito maior, mas também o conforto dele e a experiência dos turistas são considerados’, disse Ling Shanshan, especialista chinesa, que está ajudando uma equipe local a acompanhar a saúde dos pandas, monitorando diariamente peso, apetite e outros indicadores para garantir que eles prosperem em seu novo ambiente.

“A nova casa ajuda os visitantes a entender melhor a vida dos pandas”, observou ela.

O Zoológico de San Diego, um dos mais visitados do país, é o primeiro zoológico dos EUA a ter um programa de conservação cooperativo com parceiros chineses. Localizado ao norte do centro de San Diego, no Balboa Park, é o lar de mais de 12.000 animais raros e ameaçados de extinção, representando mais de 680 espécies e subespécies.

O casal de pandas foi selecionado no Centro de Conservação e Pesquisa de Pandas Gigantes da China (CCRCGP, na sigla em inglês), que conduz cooperação de pesquisa científica com o Zoológico de San Diego há mais de 25 anos, com resultados frutíferos na proteção, reprodução, controle de doenças de pandas gigantes e educação relacionada ao público.

Os pandas gigantes são uma das espécies mais ameaçadas do mundo. Quase 1.900 pandas vivem em estado selvagem, principalmente nas províncias de Sichuan e Shaanxi, na China, contra 1.100 na década de 1980.

Foto divulgada pela Aliança de Vida Selvagem do Zoológico de San Diego no dia 19 de julho de 2024 mostra Xin Bao, uma panda fêmea de quase quatro anos, em sua nova casa no Zoológico de San Diego, em San Diego, Califórnia, Estados Unidos. O casal de pandas que chegou da China ao Zoológico de San Diego no começo deste verão fará a esperada estreia pública no dia 8 de agosto, anunciou a Aliança de Vida Selvagem do Zoológico de San Diego na sexta-feira. (Aliança de Vida Selvagem do Zoológico de San Diego/Divulgação via Xinhua)

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo